Recentemente eu fiz o meu primeiro voo com a Air France e foi na classe executiva de um de seus B777-300 entre Paris e o Rio de Janeiro. Confira neste artigo como foi a minha experiência.
Aqui você encontra:
Check-in
Como eu estava viajando apenas com bagagem de mão, eu fiz o meu check-in em um dos totens de auto-atendimento que, naquele momento, não tinha fila alguma. Em questão de minutos eu estava com o meu cartão de embarque em mãos.
Eu já havia escolhido o meu assento no momento da reserva e apenas confirmei a minha opção.
Detalhes do Voo
- Rota: Paris – Rio de Janeiro
- Aeronave: B777-300
- Poltrona: 5L
- Horário de Partida: 13:10h
- Horário de Chegada: 19:35h
- Duração do Voo: 11:25h
Nota: Os horários de partida e chegada acima são em hora local.
Embarque
O embarque aconteceu no horário previsto e foi apenas neste momento que os funcionários verificaram os documentos dos passageiros em relação à situação vacinal de cada um, pois isso ainda se faz necessário nos voos para o Brasil.
Os passageiros foram embarcados por grupos, sendo que as prioridades foram os primeiros a serem chamados. Na sequência os passageiros em classe executiva e aqueles com status elite na Air France e empresas parceiras.
Classe Executiva do B777-300 da Air France
Layout da Cabine
Na sua frota de B777-300 a Air France tem quatro tipos de cabines diferentes. Alguns aviões contam com primeira classe e com as novas cabines de classe executiva no formato 1-2-1. Porém, outros aviões tem a configuração 2-3-2 na classe executiva, com assentos que não ficam totalmente horizontais quando na posição cama (os popularmente conhecidos tobogãs).
Infelizmente, como pode ser visto no mapa de assentos acima, as aeronaves que operam os voos para o Rio de Janeiro ainda têm a configuração 2-3-2, o que não é um problema para quem viaja acompanhado. Já para os passageiros que viajam solo, a melhor opção são os assentos do corredor.
A cabine é dividida em duas sessões, tendo cinco filas na “cabine principal” e duas na cabine após a galley, que é onde eu estava sentado.
Assentos
Conforme dito acima, os assentos na classe executiva são na configuração 2-3-2 e não ficam totalmente horizontais quando na posição cama. No meu caso, como foi um voo diurno, isso não chegou a ser um problema. Mas seguramente, num voo noturno, essa leve inclinação dos assentos é bem desconfortável na hora de dormir.
Quando cheguei no meu assento o travesseiro e a manta já estavam na poltrona.
Como se pode ver na foto abaixo, os assentos são bem próximos uns dos outros e não têm nenhuma divisória retrátil para oferecer mais privacidade aos passageiros que viajam sozinhos.
Os assentos têm luzes individuais de leitura ajustáveis próximas aos encostos de cabeça.
Os controles do assento são de fácil acesso e ficam na parte superior do console.
A mesa fica guardada do lado do assento, no console, como pode ser visto na foto acima. Já as tomadas para recarregar as baterias dos aparelhos eletrônicos fica na parte inferior do console central. Logo acima das tomadas estão as entradas USB dos assentos.
Um dos principais problemas dos assentos, na minha opinião, é a falta de compartimentos para guardar os objetos pessoais, principalmente quando se está dormindo. O único espaço que há fica entre os assentos, como pode ser visto abaixo. No entanto, por ser totalmente exposto, não é seguro deixar carteira, passaporte ou celular aí.
Os primeiros assentos de cada uma das cabines, na minha opinião, são os melhores, pois têm mais espaço e permitem que você se levante sem incomodar tanto o passageiro do lado. Isso no caso de você estar sentado na janela.
Por último, abaixo você encontra uma foto da cabine principal que tirei durante o voo.
Banheiro
Os banheiros estavam em ordem durante todo o voo, pelo menos nas vezes que eu os utilizei.
Além de sabão, havia um creme hidrante para para as mãos disponível para uso.
Kit de Amenidades
Logo após o embarque a tripulação entregou para os passageiros os kits de amenidades e um outro kit sanitário.
No kit de amenidades havia os produtos de sempre:
Meias
Escova e pasta de dente
Máscara para dormir
Hidrante para os lábios
Hidratante para as mãos
Plug para os ouvidos
Caneta
Serviço de Bordo
A tripulação do voo fez um bom trabalho. Pelo menos os que trabalharam no corredor onde eu estava eram bem solícitos. A chefe de cabine, em especial, falava português fluentemente e eu tive a oportunidade de conversar com ela por um bom tempo …. falta do que fazer de ambas as partes em um voo diurno!
Almoço
Ainda durante o embarque nos foi servido um drink de boas-vindas. Quando a comissária perguntou o que eu gostaria de tomar eu falei “sparkling wine” ela me corrigiu dizendo “champagne messier“!! Logo depois foram entregues os cardápios.
Assim que decolamos os comissários entregaram as toalhas umedecidas. Minha única ressalva aqui é que, a exemplo de outras empresas, elas deveriam ser colocadas em algum tipo de bandeja. Afinal de contas, como sabemos, as superfícies de um avião não são necessariamente limpas!
Na sequência, antes de iniciar o serviço, foi oferecido aos passageiros uma rodada de drinks com petiscos.
O menu merece um comentário à parte, além de estar em português, o papel era de excelente qualidade.
Chama a atenção o fato da Air France oferecer quatro opções de prato principal para o almoço e duas para o lanche antes da aterrisagem.
Além da champanhe, estavam disponíveis dois rótulos de vinho branco e dois de tinto. Bebidas como cerveja, refrigerantes, suco e outros aperitivos também estavam à disposição dos passageiros.
Para o almoço eu admito que sofri de food envy. Para testar o serviço, pela primeira vez eu pedi o meu prato online, o ensopado de bochecha bovina, e depois achei que a escolha do passageiro do lado era melhor!
O serviço começou com as entradas, salada e pães. Novamente, os passageiros passaram com o trolley do bebidas pela cabine.
Na sequência o prato principal que, como eu havia solicitado online, nem me foi perguntado o que eu gostaria de pedir.
E abaixo um close do prato principal.
Após o prato principal foi servido uma porção de queijos.
E para finalizar a sobremesa!
Após encerrado o serviço, a tripulação montou um bar na galley com algumas opções de lanches e bebidas que ficaram disponíveis durante todo o voo.
Lanche da Tarde
Faltando por volta de 1,5h para a chegada no Rio de Janeiro foi servido um lanche rápido, novamente com opções de bebidas.
Close no prato principal que estava mais saboroso que a minha escolha do almoço.
Entretenimento a Bordo
Assim como os assentos, o sistema de entretenimento é antigo. As telas são pequenas e ficam bem longe do assento. No caso da primeira fila os pequenos monitores ficam guardados no console central.
Já o controle remoto fica do lado do assento. Provavelmente por ser uma tecnologia mais antiga, o sistema demorava alguns segundos para responder aos comandos.
Veja que o fone de ouvido e uma garrafa de água ficam logo abaixo do controle remoto. E falando nos fones, eles abafaram relativamente bem o ruido externo.
Admito que não sou daqueles que se importa com milhares e milhares de opções de filmes e séries. Embora limitada, as opções de filmes e músicas disponíveis atenderam às minhas necessidades. Agora, seguramente há produtos muito melhores no mercado!
Como Reservar
Você pode comprar a passagem diretamente no site da Air France, reservar com pontos através do Flying Blue ou então através da Smiles, que foi o meu caso.
Para este voo, que na verdade era entre Paris e São Paulo, eu paguei 297,600 milhas e R$ 695,53 em taxas. Embora a reserva tenha sido feita em classe executiva, me chamou a atenção que no trecho entre o Rio de Janeiro e São Paulo a Smiles não oferece o Assento GOL+ Conforto. Apenas econômica!
Outro detalhe que me chamou a atenção, foi que com o localizador Smiles eu consegui reservar o meu assento na Air France. Mas, para o meu desapontamento, o localizador da Smiles não é reconhecido no sistema da GOL.
Quando tentei reservar o voo, eu buscava pelo trecho Londres – Brasil (Fortaleza, Rio de Janeiro ou São Paulo) e a Smiles mostrava como indisponível. Porém, na pesquisa trecho a trecho todos os segmentos estavam disponíveis.
Tome Nota
Como eu falei no início do review, este foi o meu primeiro voo na classe executiva da Air France e, ainda que a cabine tenha deixado a desejar, a experiência como um todo foi muito boa. Eu gostei bastante do serviço de bordo e do atendimento oferecido pela tripulação.
Próxima meta com a Air France é conhecer a nova cabine de classe executiva e, quem sabe com um pouco de sorte, um dia provar La Premiere!
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.