A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) lançou a campanha global “Viaje com Inteligência com Baterias de Lítio”, que busca conscientizar passageiros sobre como transportar com segurança dispositivos eletrônicos em voos. A iniciativa destaca sete regras simples para prevenir incidentes e garantir que celulares, laptops e power banks sejam manuseados corretamente durante as viagens.
A campanha “Viaje com Inteligência com Baterias de Lítio” reforça a importância da prevenção e da informação. Com orientações práticas e materiais de fácil acesso, a IATA busca garantir que a segurança acompanhe a tecnologia nas viagens aéreas.
Campanha Global de Segurança
A ação será veiculada no site e nas redes sociais da IATA, além de estar disponível para companhias aéreas, aeroportos e parceiros do setor utilizarem como material educativo. O foco é orientar os viajantes sobre o transporte de itens que utilizam baterias de lítio.
Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção da IATA, explicou a importância da campanha:
“Dispositivos alimentados por lítio são seguros quando manuseados corretamente, mas podem representar riscos se estiverem danificados ou embalados de forma inadequada.
À medida que mais viajantes voam com esses dispositivos, nossa campanha ‘Viaje com Inteligência com Baterias de Lítio’ ajudará as companhias aéreas a educar seus passageiros sobre as regras simples que devem ser seguidas ao viajar com dispositivos eletrônicos, que se tornaram parte essencial de suas vidas diárias”.
Segundo levantamento recente da associação, 83% dos viajantes levam um celular, 60% transportam um laptop e 44% viajam com um power bank. Apesar disso, persistem equívocos, tais como:
- 50% acreditam, incorretamente, que é permitido levar dispositivos com baterias de lítio na bagagem despachada;
- 45% acham que power banks podem ser despachados;
- 33% desconhecem o limite de potência para baterias sobressalentes.
Esses dados reforçam a necessidade de campanhas educativas voltadas à segurança e ao manuseio correto desses equipamentos.
Sete Regras de Segurança
Os materiais da campanha destacam sete orientações essenciais para todos os viajantes:
- Faça uma mala leve: leve apenas os dispositivos e baterias necessários.
- Fique atento: em caso de superaquecimento ou fumaça, avise imediatamente a tripulação ou o pessoal do aeroporto.
- Mantenha os dispositivos com você: transporte sempre na bagagem de mão, nunca na despachada.
- Proteja baterias soltas: mantenha baterias sobressalentes em embalagem original ou com terminais cobertos.
- Lembrete no portão: se sua bagagem for despachada no portão, remova antes todos os dispositivos e baterias.
- Verifique o tamanho da bateria: baterias acima de 100 Wh exigem autorização da companhia aérea.
- Confira as regras da companhia aérea: cada transportadora pode ter exigências específicas.
A campanha multilíngue da IATA inclui materiais digitais e um vídeo animado que simplifica essas orientações, tornando-as mais acessíveis e lembradas pelos viajantes.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





