As viagens solo são a nova tendência do turismo mundial. Isso é o que diz o Global Travel Insight, novo relatório divulgado pela Visa, que traz dados inéditos sobre a dinâmica e tendências de mercado e seus impactos para o perfil dos viajantes. Segundo o estudo, os solteiros devem dominar o mundo: até 2030, pessoas que vivem sozinhas devem aumentar em 35%, ou seja, são 580 milhões de pessoas que devem aderir a este estilo de turismo.
Para se ter uma ideia, na Alemanha, os lares compostos por um único membro já chegam a 40%. Estes consumidores representam uma parcela importante da população e em rápido crescimento para a indústria de viagens, aumentando quase o triplo da taxa populacional global – e em todas as idades e em diferentes culturas como o Brasil e o Japão.
Aqui você encontra:
Impacto em Viagens e Novos Perfis de Turistas
Com esta mudança na demanda do consumidor, com menos viagens de férias familiares e mais interesse nas experiências diversificadas de viajantes solteiros, a pesquisa aponta tendências importantes para o turismo. Independentemente de faixa etária e condições financeiras, essa nova “geração” de viajantes possui uma tendência de investir mais em destinos internacionais e em experiências que enriquecem a viagem.
Dentre os principais pontos, podemos destacar:
Preferências de viagem: Viajantes solteiros são mais flexíveis e aventureiros, buscam valor e diversidade em vez de conforto e luxo. A socialização durante viagens é importante, e há uma aversão a fontes tradicionais de planejamento de viagens.
Dados de cartões Visa: Análise de dados despersonalizados e agregados mostra que viajantes solteiros têm maior propensão a viajar internacionalmente, independentemente da geração ou nível de riqueza.
Destinos populares entre solteiros: Cidades como Montpellier e Berlim atraem mais viajantes solteiros, enquanto destinos tradicionais como Paris e Nice são menos populares.
Adaptação necessária: A indústria de viagens precisa se adaptar para atender às necessidades dos viajantes solteiros, oferecendo atividades além de hotéis e aeroportos e reestruturando programas de recompensas.
“A sociedade está cada vez mais aberta a novos arranjos sociais e isso implica uma maior aceitação em se viver e se divertir sozinho. Isso gera oportunidades para inovação de produtos e soluções por parte das empresas do setor turístico”, afirma o Vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, Tiago Moherdaui.
Rio de Janeiro Figura entre os Principais Destinos
O levantamento da Visa ainda apontou o Rio de Janeiro como o quarto destino mais procurado por viagens solo nas Américas, sendo a única cidade brasileira a figurar no ranking, que conta com cidades como Lima (Peru), Medellín (Colômbia), Tijuana (México) e Santo Domingo (República Dominicana).
O estudo também identificou o aumento da proporção de domicílios unipessoais no país, em todas as faixas etárias, entre os anos 2000 e 2010. De acordo com um dado divulgado pelo IBGE em versão da Pnad Contínua do ano passado, 11,8 milhões de pessoas (quase 16% da população brasileira) moram sozinhas.
Moherdaui reforça que as empresas interessadas em abraçar essa parcela de consumidores devem ter em mente o estilo flexível e aventureiro dos viajantes solo ao escolherem destinos. “Eles priorizam o valor cultural e a diversidade das experiências vivenciadas em detrimento do conforto e do luxo. Embora prefiram viver sozinhos, esse consumidor gosta de socializar durante suas viagens e esse aspecto desempenha um papel importante na escolha de destinos”, finaliza.
Você gosta de fazer viagens solo? Conte sobre suas experiências!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.