O governador Eduardo Leite anunciou a autorização para a implantação, operação e exploração privada da ferrovia, em um projeto inédito no Brasil. A iniciativa permitirá a inauguração de uma linha de trem de passageiros ligando Porto Alegre a Gramado em apenas uma hora. O investimento estimado será de R$ 4,5 bilhões, integralmente privado, e a previsão de operação em até sete anos.
A Ferrovia ligando Porto Alegre a Gramado, na serra gaúcha, ganhou aval do governo do RS e promete conectar as duas cidades em uma experiência inédita no Estado, com duração de aproximadamente uma hora de viagem. O governador também enfatizou o impacto positivo esperado para a mobilidade e o turismo na Serra Gaúcha, apontando que a iniciativa vai muito além da construção de uma infraestrutura.
“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”..
O trajeto previsto contará com duas vias férreas, uma para cada sentido, passando por 19 municípios e beneficiando diretamente uma área de influência de 22 cidades. Entre as cidades estão: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Igrejinha e Canela. Além disso, o percurso terá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos, além de nove túneis.
As estações de embarque e desembarque ficarão a cerca de 700 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. Com trens híbridos, movidos a eletricidade e diesel, a operação promete reduzir emissões de CO₂ e oferecer uma alternativa mais segura ao transporte rodoviário.
Detalhes do Projeto
A SulTrens investirá R$ 4,5 bilhões com recursos próprios para permitir a ligação via trem entre Porto Alegre e Gramado. A concessão terá validade de 99 anos. A previsão de início da operação é de sete anos após o início do cronograma.
O traçado passará por 19 municípios e influenciará 22 cidades: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.

Cr;editos: GZH
A proposta passou por várias etapas de análise técnica, durante mais de um ano, além de contar com pareceres jurídicos. Participaram a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Logística e Transportes (SELT).A SELT fiscalizará o contrato e receberá relatórios trimestrais da empresa.
O conteúdo completo do Termo de Adesão, que traz as cláusulas sobre direitos e obrigações da SulTrens e do Estado, o cronograma básico e as exigências técnicas e ambientais do projeto, está disponível neste link.
O Governador, Eduardo Leite, durante o anúncio, lembrou que o projeto só é possível graças às mudanças estruturais realizadas nos últimos anos, que melhoraram as condições fiscais e deram segurança jurídica para empreendimentos dessa magnitude.
“Esse investimento privado só se viabiliza porque o Rio Grande do Sul virou a chave. Hoje, temos um Estado com estabilidade fiscal, capacidade de investimento público e segurança jurídica para atrair o empreendedorismo. Isso é fruto de reformas difíceis que encaramos, e que agora nos permitem colher resultados concretos para a população”, destacou.
Capacidade, Operação e Cargas
A operação prevê trens para até 250 passageiros por viagem e ainda a possibilidade de operar com transporte de cargas. Segundo Renato Ely, administrador da SulTrens.
“A implantação da ferrovia marca o início de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de uma nova era para os transportes para a Serra Gaúcha. Vamos oferecer uma viagem mais confiável, confortável e segura. Este trem será apenas a porta de entrada para uma série de experiências que aguardam o turista. Nosso objetivo é que todos deixem o Rio Grande do Sul encantados com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”.
A empresa deve formalizar na próxima semana o pedido de licenciamento ambiental para a linha até Gramado. O processo inclui três etapas: licença prévia, licença de instalação e licença de operação. A expectativa é de que as primeiras viagens entre Porto Alegre e Gramado ocorram em 2032.
Expansão com Trem para o Litoral Norte
Após garantir a autorização para o trem Porto Alegre–Gramado, a SulTrens já avalia a possibilidade de expandir o modal até o Litoral Norte. O tema volta a ser pauta e, segundo o administrador Renato Ely, existe um projeto preliminar.
O que ainda não foi concluído foi um projeto de viabilidade econômica, o qual ainda está em estudo. Um dos aspectos centrais é que para esta rota existe a necessidade de adequar o valor da tarifa à capacidade de pagamento dos usuários que fariam o trajeto diariamente.
Duas rotas já estão em análise: uma seguiria o eixo litorâneo direto, passando por Osório, Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá e Capão da Canoa, incluindo praias como Santa Terezinha, Atlântida e Atlântida Sul; a outra teria formato de “Y”, com bifurcação em Osório, conectando Capão da Canoa e Tramandaí.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editore





