Veneza é uma das cidades do mundo que mais recebe visitantes e além de ações que já tem tomado, a cidade anuncia que agora adotará novas medidas para tentar controlar o turismo em massa.
Nos últimos meses as autoridades de Veneza já vêm adotado medidas para lidar com o overtourism. Há poucas semanas publicamos um artigo dizendo que a taxa de turismo não reduziu o número de visitantes na cidade. Como esta tentativa não surtiu o efeito esperado, outras medidas estão sendo anunciadas.
Agora a tentativa é no sentido de limitar o barulho causado pela enxurrada de turistas que chegam à cidade diariamente: a Câmara Municipal decretou que os guias turísticos não poderão mais utilizar megafones. Além disso, os grupos de turistas ficam de agora em diante limitados ao número de 25 pessoas.
Estas novas regras entraram em vigor no dia 31 de julho. Na verdade, elas já deveriam ter começado a vigorar em junho, porém, como havia muitos passeios em grupo pré-agendados, as medidas foram adiadas.
E elas não se limitam apenas à cidade de Veneza. As mesmas regras valem para as ilhas de Burano, Murano e Torcello. E o que acontece no caso dos guias e turistas desrespeitarem estas novas regras? Deverão pagar uma multa que vai de de aproximadamente US$ 50 a US$ 100.
Quando a taxa de turismo foi implementada, houve grande manifestação por parte dos moradores. Eles reclamaram das grandes inconveniências pelas quais passavam diariamente como, por exemplo, precisarem exibir suas carteiras de identidade e fornecer informações pessoais de seus hóspedes para que estes fossem isentos do pagamento da taxa. A cobrança desta taxa de turismo e a consequente rotina imposta aos moradores, foi declarada por eles como um verdadeiro fardo.
O overtourism é um fenômeno que tem atingido diversas cidades pelo mundo. Apenas para esclarecer, overtourism é o termo utilizado para se referir ao impacto negativo causado pelo número excessivo de turistas em determinado destino, afetando grandemente a percepção da qualidade de vida das pessoas, além da qualidade das experiências dos seus visitantes.
Overtourism não significa necessariamente o excesso de pessoas, mas refere-se a situações em que este número elevado de turistas afeta especialmente o setor público, assim como a qualidade de vida dos moradores locais.
A Espanha tem se manifestado contra o excesso de turistas em várias de suas cidades, assim como a Itália, Grécia, Portugal e diversos outros países. Cada país tem tomado medidas diferentes, mas fato é que o problema existe e não promete diminuir. Ao contrário, a tendência é de aumentar.
Com informações de Mundo em Revista.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.