Pesquisa global da Booking revela que turistas preferem destinos autênticos e menos conhecidos, com destaque para João Pessoa, que surge entre os 10 destinos em alta para 2025. O levantamento também aponta o uso crescente de inteligência artificial para selecionar roteiros personalizados e uma maior valorização da infraestrutura aeroportuária como fator decisivo na experiência de viagem.
Uma pesquisa global realizada pela plataforma Booking, com mais de 22,7 mil viajantes de 33 países, que pretendem viajar a negócios ou lazer, mostrou que os turistas estão buscando, cada vez mais, fugir de destinos “massivos” e buscam por roteiros mais autênticos e de autodescobertas.
Não só isso! O estudo apontou também que João Pessoa, a capital da Paraíba, está entre os 10 destinos mundiais em alta para 2025.
Preferências Globais São por Destinos Fora da Caixa
A pesquisa, realizada online entre julho e agosto deste ano, apontou que os viajantes tem buscado por tecnologias que apontem destinos menos tradicionais.
Os brasileiros, por exemplo, ainda querem um destino que tenha turismo noturno, com 64% deles optando por locais de céu limpo, onde possam observar constelações ou ver eventos cósmicos. Cerca de 54% disseram que reservariam uma acomodação sem luzes, para ter menos poluição luminosa.
Mas também buscam por lugares menos lotados, por retiros de bem-estar e locais que ofereçam aeroportos com muitas experiências.
“As pessoas não querem mais ir a lugares com turismo massivo e utilizam a tecnologia e a inteligência artificial para ir a destinos não tão conhecidos. Será um ano focado em viagens de transformação dos viajantes com eles mesmos”, afirma Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para América Latina.
Destinos em Alta
João Pessoa aparece ao lado de outros três destinos globais tidos como preferência para viagens em 2025: San Pedro do Atacama, ao norte do Chile, e Willemstad, na ilha de Curaçao.
A capital do estado paraibano foi vista como um polo turístico em desenvolvimento para o verão no Brasil, bem como foi eleita uma Cidade Criativa do Artesanato e Arte Popular pela Unesco. A expectativa é que dentro dos próximos anos, a cidade receba parques aquáticos e resorts, com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão.
Destinos Autênticos para 2025
- João Pessoa (Brasil)
- San Pedro de Atacama (Chile)
- Willemstad (Curaçao)
- Sanya (China)
- Trieste (Itália)
- Tromsø (Noruega)
- Tignes (França)
- Naha (Japão)
- Villajoyosa (Espanha)
- Houston (Estados Unidos)
Viajantes Usam IA para montar viagens
Cada vez mais a inteligência artificial é incorporada ao dia a dia das pessoas e na hora de buscar por um destino ou montar o roteiro da viagem, os turistas também não pensam duas vezes antes de pedir uma “mãozinha” da IA.
Segundo o levantamento, 83% dos turistas brasileiros usam estas ferramentas para tomada de decisão e 49% se interessam por usar a IA para selecionar viagens. Outros 83% devem usar a tecnologia para encontrar regiões de menor movimento e 68% querem economizar mais.
Experiências em Aeroportos
Outro dado que chama a atenção na pesquisa é ver como os aeroportos de todo mundo podem ter influência na escolha do destino ou na experiência do local para os viajantes.
Por exemplo, 49% dos brasileiros respondentes informaram que tem interesse em visitar um lugar por conta do aeroporto. 32% da Geração Z e Millenials pretendem considerar destinos com base neles, e, no geral, 73% dos entrevistados disseram que se sentiriam mais animados e livres de estresse com uma variedade maior de instalações antes do voo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.