Um “escorregão” no site da British Airways acabou fazendo o que a companhia ainda não tinha feito oficialmente: revelar que o Airbus A380 reformado terá menos assentos, 110 lugares de executiva ocupando todo o deck superior, 12 novas suítes de primeira classe e uma aposta clara em cabines premium.
A British Airways publicou inadvertidamente, em seu site oficial, o mapa de assentos da nova configuração do Airbus A380 que passará por retrofit, revelando uma cabine com 421 lugares — 48 a menos que os atuais 469. O conteúdo ficou disponível por alguns dias antes de ser retirado do ar, mas confirmou detalhes relevantes sobre a reconfiguração da frota.
Nova configuração: menos assentos, mais cabines premium
O layout divulgado mostra uma redução de cerca de 10% na capacidade total, demonstrando uma clara priorização de classes de maior rendimento em rotas de longo curso.
Na nova distribuição, o A380 contará com:
- 12 suítes de primeira classe no nariz do deck principal (atualmente são 14 assentos);
- 110 suítes Club World (executiva) ocupando integralmente o deck superior;
- 84 assentos World Traveller Plus (premium economy);
- 215 assentos World Traveller (econômica).
A principal mudança estrutural é a realocação completa da classe executiva no deck superior. Hoje, a cabine econômica é dividida entre os dois andares; com a reforma, toda a econômica e a premium economy ficarão concentradas no deck principal, liberando o piso superior para uma cabine Club World contínua.
First Class: novo produto de primeira classe

Foto: Divulgação | British Airways
As 12 novas suítes de primeira classe foram apresentadas em novembro de 2024. O conceito foi desenvolvido pela consultoria Tangerine e será produzido pela Collins Aerospace, na Irlanda do Norte. O produto prevê suíte totalmente fechada, com ênfase em privacidade.
A entrada em operação estava prevista para meados de 2026, mas fontes do setor indicam que o cronograma pode sofrer atrasos. Além de possíveis gargalos na cadeia de suprimentos — problema que tem afetado diversos fabricantes de assentos premium — há relatos de que ajustes no projeto ainda estariam em análise.

Foto: Divulgação | British Airways

Foto: Divulgação | British Airways
Questões regulatórias e operação a bordo
Um dos pontos que pode impactar o retrofit envolve procedimentos de segurança no deck superior. O kit de contenção de passageiros da British Airways é atualmente homologado apenas para uso em assentos de econômica e premium economy.
Com toda a Club World posicionada no deck superior, surgem questionamentos operacionais sobre como a tripulação lidaria com um passageiro disruptivo na executiva, considerando a escada estreita que conecta os dois andares do A380. Caso seja necessário conter um passageiro nessa cabine, seriam exigidas adaptações procedimentais ou nova aprovação regulatória.
Ainda não está claro se esse fator representa um obstáculo formal ao projeto ou se os eventuais atrasos estão mais relacionados a certificações e fornecimento de componentes.
Novo padrão visual de cabine

Os A380 reformados adotarão a linguagem de design mais recente da companhia, já introduzida em aeronaves narrowbody entregues nos últimos anos. Entre os elementos previstos estão pisos com acabamento que simula madeira nas áreas de embarque e galley, além de acentos em vermelho mais marcantes ao longo da cabine.
A British Airways opera atualmente 12 unidades do A380. O primeiro avião reformado era esperado para os próximos meses, mas, diante das incertezas regulatórias e industriais, o programa completo pode levar vários anos até a atualização de toda a frota.
“Premiumização” de aeronaves widebody
O vazamento do mapa de assentos representa, até o momento, a confirmação mais concreta da estratégia da companhia para o A380: menos densidade e maior ênfase em produtos premium em rotas de alta demanda e maior rentabilidade.
Outra companhia que segue os mesmos passos é a United Airlines. Como publicamos aqui no PPV na semana passada, a aérea estadunidense está muito perto de iniciar as operações de seu novo Boeing 787-9 Dreamliner, apelidado de “Elevated 787”, com a tão aguardada nova geração da Polaris. No novo produto da United, a classe executiva passa a ocupar mais da metade da cabine, enquanto a econômica começa apenas atrás das asas — um desenho que prioriza passageiros de maior receita em rotas intercontinentais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a British Airways, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




