O uso do cartão de crédito para comprar no exterior é uma opção prática e segura, mas para nós brasileiros vem acompanhada de um custo a mais: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a boa notícia é que a partir de hoje passa a valer a redução desse imposto para 3,38% para compras internacionais.
O IOF tem como objetivo principal regular o mercado financeiro e gerar receita para a União. No entanto, essa cobrança tem sido alvo de mudanças significativas nos últimos anos. Sua aplicação sobre compras no exterior feitas com cartão de crédito foi introduzida em 1994. Durante muitos anos, a alíquota permaneceu em níveis mais baixos, mas a partir de 2011, houve um aumento significativo. Em 28 de abril daquele ano, a alíquota foi fixada em 6,38% para compras internacionais realizadas com cartões de crédito, como forma de controlar a evasão de divisas e incentivar o consumo interno.
Redução Gradual do IOF
Com o objetivo de estimular a economia e facilitar a vida dos brasileiros que viajam ao exterior, o governo iniciou em 2023 uma redução gradual do IOF para compras com cartão de crédito no exterior. A redução do imposto foi planejada para ocorrer em etapas, até que o tributo seja completamente zerado em 2028.
A alíquota, que antes era de 6,38%, foi reduzida para 5,38% em janeiro de 2023, para 4,38% em janeiro de 2024 e agora, a partir de 2 de janeiro de 2025 a alíquota terá nova redução e passa a ser de 3,38%, representando um alívio para quem utiliza cartões de crédito em viagens internacionais ou compras em sites estrangeiros.
O Futuro do IOF para Compras no Exterior
O cronograma de redução do IOF prevê novas quedas anuais na alíquota, até que o imposto seja zerado em 2028. Confira o planejamento:
- 2025: 3,38%
- 2026: 2,38%
- 2027: 1,38%
- 2028: 0%
Tome Nota
A diminuição do IOF para 3,38% em 2025 é mais um passo no processo de simplificação tributária e de incentivo ao consumo no exterior. Apesar de ainda apresentar um aumento significativo no custo das compras no exterior, se comparado a outros meios de pagamento como as Contas Globais, a redução do IOF torna o uso do cartão de crédito menos cara para compras internacionais a partir de agora.
Além disso, considerando que a maioria dos cartões de crédito tem pontuação maior em compras internacionais, dependendo da estratégia de cada um pode ser vantajoso o uso do cartão para o acúmulo de pontos e milhas.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.