Os programas de fidelidade já fazem parte da rotina de consumo no Brasil. 88,3% dos brasileiros atualmente participam de algum programa de fidelidade. Esses foram os dados de uma pesquisa recente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), em parceria com a Valuenet.
O levantamento foi divulgado durante o 8º Fórum Brasileiro de Fidelização, em São Paulo, e revela como o consumidor nacional vem consolidando o hábito de acumular e resgatar benefícios. Com o crescimento, os programas passam a se tornar cada vez mais parte do planejamento financeiro e estratégia de consumo, deixando de ser vistos apenas como uma vantagem pontual.
Além disso, a partir do aumento expressivo da participação e do avanço dos programas de coalizão, o Brasil consolida uma cultura de fidelização em que tecnologia, conveniência e recompensas. Tudo isso presente no ecossistema da experiência do consumidor.
De Tendência a Comportamento Consolidado
A pesquisa de 2023 da Abemf já apontava que 6 em cada 10 usuários haviam passado a usar — ou pretendiam usar — mais os programas de fidelidade. Dois anos depois, os dados apontam para a confirmação dessa tendência. Além disso, segundo a pesquisa, os números revelam que o engajamento se traduziu em ação: mais brasileiros participam e utilizam diariamente programas de fidelidade.
Esse avanço reflete a maturidade do mercado de fidelização no país. Os programas deixaram de ser vistos apenas como estratégia de marketing e passaram a representar valor percebido para o consumidor, que busca rentabilidade e conveniência em suas compras.
De acordo com o estudo deste ano, 82,4% dos entrevistados conseguiram resgatar um ou mais benefícios relevantes no último ano. Entre as recompensas mais comuns estão descontos (59,5%), cashback (53,3%) e passagens aéreas (26,5%).
“O resultado positivo da penetração dos programas de fidelidade entre os brasileiros mostra o quanto eles se tornaram parte do dia a dia do consumidor”, destacou o diretor executivo da Abemf, Paulo Curro.
O papel dos Programas de Coalizão
Um dos principais destaques é o crescimento dos programas de coalizão, que reúnem diferentes marcas em um mesmo ecossistema de fidelização. Neles, empresas de segmentos variados se unem para oferecer mais benefícios e ampliar as possibilidades de resgate.
Hoje, não é mais novidade o lançamento de um produto ser resultado de uma parceria entre empresas de setores distintos. Essa estratégia fortalece a conveniência e a diversidade de recompensas. Além disso, possibilita que o consumidor acumule e use seus pontos em vários estabelecimentos em uma mesma conta.
De acordo com a Abemf, 61,4% dos participantes fazem parte de programas de coalizão. Esse modelo tem se destacado e, inclusive, superado em números os tradicionais programas de fidelidade de companhias aéreas (48,6%), postos de combustíveis (34,9%), instituições financeiras (33,9%) e supermercados (30,4%).
Escolhas Guiadas por Recompensas
Os programas de fidelidade influenciam cada vez mais as decisões de compra dos brasileiros. Mais de 84% dos consumidores afirmam preferir marcas que oferecem algum tipo de benefício. Entre os motivos, 51,6% participam para receber recompensas por compras que já fariam e 40% para economizar ou fazer o dinheiro render mais.
Esse comportamento revela uma mudança de mentalidade: o consumidor passou a enxergar valor não apenas no produto, mas também na relação contínua com a marca.
Uso de Tecnologia e IA para Personalização
A pesquisa mostra ainda que a tecnologia ocupa papel central nessa evolução. Entre os recursos mais desejados estão as recompensas personalizadas (42,5%) e as ofertas baseadas em geolocalização (20,7%). Além disso, 45,2% dos entrevistados destacam o interesse por experiências interativas, como por exemplo, desafios e jogos.
A gamificação tem sido um recurso frequente utilizado pelos programas de fidelidade no engajamento dos consumidores. Os dados ainda reforçam o caminho da personalização como estratégia central para esses programas. Como resultado, programas mais inteligentes e conectados à rotina dos clientes, entregando benefícios reais e sob medida.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





