O Uruguai manterá a isenção de imposto para turistas, abrangendo serviços como hotéis, restaurantes e aluguel de carros, até 30 de abril de 2025. O benefício é aplicado automaticamente em pagamentos eletrônicos, tornando a viagem ainda mais econômica.
Se você pretende viajar para o Uruguai nos próximos meses, então provavelmente vai conseguir economizar um pouquinho mais. Isso porque o país decidiu manter a isenção de imposto (IVA) para serviços relacionados ao turismo, como hotéis, restaurantes e aluguel de carros.
A medida vale até o dia 30 de abril do próximo ano, mantendo uma redução de 9%. Além disso, a isenção total do IVA para pagamentos realizados por meios eletrônicos como o cartão de crédito, continuam.
Como Funciona o Benefício para Turistas
Com a isenção do imposto, os turistas podem aproveitar um pouco melhor o país com opções de deslocamento mais competitivas. Para isso, basta utilizar um meio eletrônico de pagamento no final da compra que o desconto é feito na hora – pode ser no cartão de crédito e até no de débito internacional.
A “devolução” do imposto entra automaticamente na fatura do seu cartão.
É importante verificar o site do Ministério do Turismo do Uruguai, pois o governo uruguaio está constantemente atualizando os valores desse incentivo, podendo ter porcentagens maiores ou menores de descontos.
A depender do tipo de serviço que o turista está utilizando, a diferença pode variar entre R$ 20 e R$ 100.
“Para este verão de 2025, uma das novidades que temos para quem nos visita são os benefícios e incentivos como IVA zero em hotéis e alojamentos, em serviços gastronômicos, no aluguel de veículos, TAX Free, entre outros. Nossa conectividade aérea é ótima e o verão está previsto para ser repleto de atividades”, afirma Maria Julia Fernández, da Câmara Uruguaia de Turismo (Camtur).
Utilizar o Débito Pode Ser Vantajoso
Como geralmente há a incidência de IOF em cima de compras feitas com o cartão de crédito, o cartão de débito pode ter uma vantagem em alguns pontos e trazer um pouco mais de economia.
Para isso, basta abrir uma conta digital com saldo em moeda estrangeira – como Nomad, Wise ou C6 – e que não possuem custo de manutenção. É só enviar dinheiro em reais para a conta em dólar ou outra moeda que queira utilizar, sem nenhum tipo de cobrança extra.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.