O programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas de até R$ 200 para aposentados do INSS, registrou um recorde de 5.308 bilhetes emitidos em janeiro, um aumento de 15% em relação ao recorde anterior de agosto. No entanto, o número total de passagens comercializadas ainda representa apenas 1% do compromisso das companhias aéreas de disponibilizar três milhões de bilhetes ao programa.
O programa do Governo Federal que oferece aos aposentados do INSS passagens de até R$ 200, o Voa Brasil, bateu recorde de bilhetes emitidos agora em janeiro. Foram 5.308 passagens, número que é 15% melhor do que o recorde anterior registrado em agosto.
Consequentemente, esse também é o melhor resultado mensal desde o lançamento do programa no final de julho do ano passado. No total, 28,5 mil bilhetes já foram emitidos e reservados durante os seis primeiros meses do Voa Brasil.
Regiões Mais Procuradas
Os principais destinos ainda se concentram nas regiões Sudeste, com 44% das buscas, e Nordeste, com 40,5% das reservas. No entanto, o governo salienta que há registros em cidades e municípios de todas as partes do país, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Belo Horizonte, São Luís, Aracaju, Campinas, Porto Seguro, Juazeiro do Norte, Porto Alegre, Belém e Vitória. No total, os aposentados já partiram ou chegaram em 77 cidades.
“Isto significa que o programa está atingindo seu objetivo, não só de incluir novas pessoas no transporte aéreo – já que não viajavam há pelo menos 12 meses – mas também de estimular a aviação regional. São em sua maioria pequenas e médias localidades envolvidas”, comemorou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Número Distante
Apesar do número recorde e crescente, ele ainda está distante dos números prometidos. O número de assentos comercializados corresponde a 1% do compromisso das companhias aéreas, de ofertar três milhões de bilhetes ao programa.
O Voa Brasil permite que cada aposentado possa adquirir até dois trechos por ano no site do programa, que são totalmente oferecidos pelas companhias, considerados assentos ociosos. Portanto, sem subsídios do governo.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a taxa média de assentos ociosos das companhias é de 20%, mas o percentual pode variar bastante dependendo da rota em questão.
O Programa Voa Brasil
Para ter acesso ao benefício é preciso cumprir aos seguintes critérios:
- Ser aposentado pelo INSS
- Não ter viajado de avião nos últimos 12 meses
- Ter uma conta Gov.br na categoria prata ou ouro
Assim, o passageiro pode acessar o site do programa e entrar com sua conta Gov.br. Para aqueles que possuem o nível bronze, o upgrade é facilmente adquirido com a inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.