A cidade de Barcelona, na Espanha, anunciou que vai proibir o aluguel de apartamentos para turistas, como o caso do Airbnb. A medida valerá, a princípio, até 2028.
O principal motivo para uma medida tão drástica é o controle sob o aumento dos custos de moradia na cidade, que atingiram níveis elevados na última década, tornando Barcelona um local quase inacessível para moradores.
Serão retiradas mais de 10 mi licenças de apartamento para aluguéis de curto prazo.
Moradia mais Acessível
O boom dos aluguéis por temporada em Barcelona, principal destino turístico espanhol, teve um aumento de 68% nos últimos 10 anos e o custo de compra de uma casa saltou 38%.
Isso significa que residentes e pessoas interessadas em morar na cidade simplesmente não conseguem mais pagar por um apartamento, o que torna a situação um fator de desigualdade.
Europa Vive de Turismo, mas Quer Seguir com Restrições
A preferência dos proprietários de apartamentos de aluguéis para turistas tem ganhado cada vez mais o cenário de debates europeu. Alguns governos locais já vinham adotando medidas para controlar o crescimento desenfreado desse tipo de negociação, como é o caso de Lisboa, Berlim e das Ilhas Canárias.
No entanto, para a Associação de Apartamentos Turísticos de Barcelona (Apatur), a nova medida só vai gerar maior desemprego e pobreza na região, além de fazer crescer o número de apartamentos de temporada ilegais.
Vale lembrar que a Espanha é o terceiro maior destino de turistas estrangeiros no continente europeu.
Hotéis Devem Crescer em Detrimento de Airbnb
A plataforma Airbnb não se pronunciou sobre a medida, mas há números significativos de hospedagem desse tipo em Barcelona.
Quem deve se beneficiar com isso são as redes hoteleiras. Na última década, a cidade proibiu a construção e abertura de novos hotéis, mas o atual prefeito, Jaume Collboni, disse que poderá flexibilizar a restrição.
Segundo ele, os atuais 10 mil apartamentos serão usados por moradores ou colocados para venda ou aluguel e afirma que haverá um forte regime de inspeção para detectar apartamentos irregulares assim que a nova medida entrar em vigor.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.