A United Airlines anunciou que vai investir na startup aeroespacial JetZero, que está desenvolvendo uma aeronave revolucionária com design de corpo de asa integrada. Essa parceria visa transformar a aviação comercial, promovendo maior eficiência de combustível e redução significativa das emissões de carbono.
JetZero Z4
A JetZero está desenvolvendo o modelo Z4, uma aeronave com design de corpo de asa integrada (blended wing body – BWB), que promete transformar a aviação comercial. Com capacidade para aproximadamente 250 passageiros e alcance de até 5.000 milhas náuticas, o Z4 visa reduzir o consumo de combustível por passageiro em até 50% em comparação com aeronaves tradicionais de tamanho semelhante.

Modelo JetZero Z4 da United | Créditos: United Airlines
O design inovador do Z4 integra asas e fuselagem, reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a sustentação. Além disso, a aeronave é projetada para operar com combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), alinhando-se às metas de descarbonização da indústria até 2050 .
Parceria entre a United e a JetZero
A United Airlines Ventures, braço de investimentos da companhia, anunciou em 24 de abril de 2025 um investimento estratégico na JetZero. O acordo inclui a opção de adquirir até 200 aeronaves Z4, sendo 100 pedidos iniciais e 100 adicionais, condicionados ao cumprimento de marcos de desenvolvimento, como o voo de um demonstrador em escala real previsto para 2027.
Andrew Chang, diretor da United Airlines Ventures, destacou que a parceria com a JetZero reflete o compromisso da empresa em buscar inovações que melhorem a experiência do cliente e reduzam a pegada de carbono da companhia aérea.
Sustentabilidade e Inovação
A JetZero já recebeu um contrato de US$ 235 milhões da Força Aérea dos EUA para acelerar o desenvolvimento de seu demonstrador em escala real . Além da United, outras companhias aéreas, como a Delta Air Lines e a Alaska Airlines, também demonstraram interesse na tecnologia da JetZero, visando modernizar suas frotas com aeronaves mais eficientes e sustentáveis.
Previsão de Início das Operações
Com o apoio de grandes players da aviação e contratos governamentais, a JetZero planeja iniciar os voos de teste do Z4 em 2027, com a entrada em serviço comercial prevista para o início da década de 2030. Se bem-sucedida, essa inovação poderá redefinir os padrões da aviação comercial, oferecendo viagens mais eficientes, confortáveis e ambientalmente responsáveis.
Vídeo Demonstrativo
A United Airlines publicou há pouco em sua conta oficial no Instagram um vídeo apresentando o modelo Z4 com a pintura da companhia aérea. Confira.
United Airlines no Brasil
A United Airlines tem voos diários para São Paulo a partir de quatro origens nos Estados Unidos, sendo elas:
- Nova York – Aeroporto de Newark
- Chicago
- Washington
- Houston
Já para o Rio de Janeiro a empresa tem dois voos diários a partir de:
- Houston
- Nova York – Aeroporto de Newark
As operações no Brasil são realizadas com aeronaves B763, B764, B787-10, B787-9 e B777-200. Algumas das aeronaves, em particular as mais modernas, contam com a famosa Polaris, que é a melhor classe executiva da empresa, na configuração 1-2-1 e assentos totalmente reclináveis.
Voando com Milhas na United Airlines
O programa de fidelidade da United é o MileagePlus, onde os associados podem acumular e usar milhas. Além de usar milhas do MileagePlus em voos da própria United, é possível emitir passagens prêmio em todas as empresas parceiras da Star Alliance.
Particularmente no Brasil, é possível emitir passagens prêmio ar p a voar com a Azul e o interessante é que a empresa possui uma tabela fixa nestas emissões. Portanto, para quem consegue gerar milhas no MileagePlus a custo baixo, isto acaba sendo uma excelente oportunidade de se usar o programa.
O MileagePlus não cobra taxa de combustível na emissão de passagens prêmio, seja em emissões próprias ou em empresas parceiras da Star Alliance. Além disso, as milhas MileagePlus nunca expiram, independente do status do cliente ou da falta de movimentação na conta.
Como a United Airlines é parte da Star Alliance, as milhas to programa MileagePlus também podem ser utilizadas em emissões de passagens com a TAP Air Portual e Copa Airlines.
No geral, as opções para acúmulo de milhas no MileagePlus para associados baseados no Brasil são bastante limitadas. Além de voar com a United ou empresas parceiras, é possível transferir pontos Livelo para o programa. No entanto, há uma forte desvalorização nesta transação, pois são necessários 4.000 pontos Livelo para se gerar 1.000 milhas no MileagePlus.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.