Os franceses se reúnem no dia 6 de janeiro, ou em alguma data próxima, para dividir a galette des rois. Mas não é só para degustar a receita tradicional. Há uma série de regras que as famílias e os amigos seguem. A galette, uma espécie de torta, muda de acordo com a região da França e pode ser até de grife.
Aqui você encontra:
Galette des Rois
Uma das principais tradições no começo do ano na França é a galette des rois. No norte do país, normalmente é servida uma torta de massa folhada com recheio de frangipane, um creme à base de amêndoas em pó, manteiga e ovos.
A tradição é colocar uma fève no recheio. Antigamente, os cozinheiros colocavam literalmente uma fava, que simbolizava a fertilidade e a prosperidade, ou uma moeda. Hoje, são usadas pequenas peças de cerâmica, muitas vezes em formato de reis, rainhas ou santos.
Quem deve cortar a torta é a pessoa mais velha do ambiente. Já a pessoa mais nova é a responsável por escolher para quem vai cada pedaço. Se a família está reunida, normalmente é a criança caçula que determina a distribuição. Ela entra embaixo da mesa e fala alto o nome de quem vai receber o próximo pedaço.
Quem encontrar a fève vira o rei – ou a rainha – do dia. Por isso, as padarias e confeitarias vendem as galettes com coroas de papel coloridas.
Dia da Epifania
Para os cristãos, 6 de janeiro é o dia de reis, ou seja, o dia da chegada dos três reis magos. Na França, é mais conhecido como dia da Epifania.
No norte do país, a galette de rois tem um formato de disco redondo. No sul, ela é redonda, mas vazada do meio, lembrando uma coroa – e a massa é um brioche, normalmente com frutas cristalizadas que remetem às joias da realeza.
Hoje é possível encontrar galettes de outros formatos e também diversos recheios, como pistache, chocolate e mais frutas.
As galettes começam a ser vendidas nos primeiros dias do ano e permanecem nas vitrines ou podem ser pedidas sob encomenda até o fim de janeiro.
As Melhores da Grande Paris
Em dezembro do ano passado, o Sindicato dos Padeiros da Grande Paris elegeu as melhores galettes de amêndoas. Setenta jurados experimentaram 165 tortas na 37ª edição do concurso. O resultado foi::
1º lugar: La Fabrique Aux Gourmandises
82 Rue de l’Amiral Mouchez, 75014 Paris
2º lugar: Maison Mauvieux
59 Rue D’Orsel, 75018 Paris
3º lugar: La Boulangerie Bleue by Elio & Franck
1 Rue Paul Vaillant Couturier, 92500 Rueil-Malmaison
Lionel Bonnamy, da La Fabrique Aux Gourmandises, já havia conquistado o título em 2021. “É um orgulho pessoal, mas sobretudo coletivo. Eu agradeço minha equipe”, escreveu nas redes sociais, ao exibir a foto com o troféu mais recente.
Galette Com Grife
Chefs estrelados e casas famosas também lançam suas próprias galettes no início de cada ano. Quem está na capital francesa nessa época pode provar um sabor diferente!
A Pierre Hermé contou com o designer Dimitri Rybaltchenko, que cria estampas para os lenços da grife, para desenvolver galettes com camadas “douradas e crocantes”, segundo o post publicado nas redes sociais. Além das amêndoas, há opções com recheios de avelã, limão e outros sabores.
O chef executivo da Ladurée, Julien Alvarez, preferiu o formato de coroa e um “toque de originalidade e refinamento”. Os sabores saem do tradicional: é possível provar o recheio de chocolate, maçã ou o Ispaham, perfumado com rosas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.