A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade um projeto de lei que proíbe moradores e turistas de instalarem tendas, gazebos e barracas nas praias da cidade, com exceções previstas para guarda-sóis pequenos e estruturas autorizadas pela prefeitura. A medida, que ainda aguarda sanção da prefeita Flávia Pascoal, visa aumentar a segurança e acessibilidade nas praias do litoral norte de São Paulo, região que já vive tensão por debates sobre o uso do espaço público nas orlas.
Vereadores de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, aprovaram por unanimidade um projeto de lei que proíbe a instalação e uso de tendas, gazebos, barracas e estruturas similares por moradores ou turistas, nas praias do município.
O objetivo, segundo Gady Gonzalez, autor do projeto, é garantir mais organização, segurança e acessibilidade nas áreas comuns da orla. A proposta agora aguarda a sanção da prefeita da cidade, Flávia Pascoal.
Vale lembrar que enquanto a sanção não sai, a regra ainda não está em vigor.
Litoral Norte em Alvoroço por Proibições
Em caso de aprovação e descumprimento das regras, o responsável pela tenda terá que desembolsar uma multa pesada, no valor de R$ 1.000, além de uma advertência, remoção e apreensão do material. Segundo o projeto, a fiscalização ficará por conta dos agentes das Secretarias do Turismo, Meio Ambiente e Postura.
A votação tem deixado em alvoroço o Litoral Norte de São Paulo. Em fevereiro deste ano, uma briga entre turistas e funcionários de um quiosque na Praia do Tenório, em Ubatuba, foi gravada e postada nas redes sociais, gerando debates entre internautas.
Já há alguns meses, os municípios da região discutiam a respeito de uma possível proibição. Segundo as autoridades locais, as barracas e tendas de praia atrapalham a localização de crianças perdidas em praias e até mesmo dificulta o trabalho de guarda-vidas e bombeiros no resgate de banhistas de possíveis afogamentos.
Há Exceções
No projeto de lei votado para Ubatuba, há algumas exceções que fogem à regra e ainda serão permitidas. Entre elas:
- Guarda-sóis com até 3 metros de diâmetro
- Tendas autorizadas pela prefeitura para realização de eventos
- Tendas de ambulantes fixos, que estejam autorizados pela prefeitura
- Tendas de ações emergenciais como de saúde, proteção civil ou salvamento
- Tendas instaladas por órgãos públicos que sirvam como apoio turístico, cultural, educativo ou de segurança.
Em outras cidades do litoral norte de São Paulo, como Caraguatatuba e São Sebastião, não há restrições específicas. Em Ilhabela, o uso de mesas, cadeiras e similares, feitas por comerciantes, devem ter autorização da prefeitura e contam com decreto municipal, normas e regras, com pagamento de uma taxa de ocupação.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





