Os brasileiros com certeza amam o Pix, mas sabe quem também passou a adotar essa forma de pagamento com o mesmo entusiasmo? Os turistas argentinos. A digitalização dos meios de pagamento mudou a forma como visitantes da Argentina consomem no Brasil, de acordo com uma pesquisa do Mercado Pago.
Desde o fim de 2025, o Pix deixou de ser apenas uma solução local e passou a ser utilizado por cerca de sete em cada dez turistas argentinos. Com isso, fazer compras ficou mais fácil e também reduziu a dependência de casas de câmbio e do dinheiro em espécie.
Praticidade e aceitação no comércio
Com turistas argentinos adotando o Pix, vem à tona o questionamento do porquê dessa preferência. A principal e mais óbvia razão é a facilidade. O pagamento via QR Code permite que o visitante use seu saldo digital normalmente, enquanto o comerciante recebe em reais de forma imediata.
Além disso, a maioria dos usuários considera o sistema seguro e intuitivo. Hoje, o Pix está presente em quase todos os momentos da viagem, do supermercado às barracas de praia. Para 80% dos turistas, evitar cartões físicos e burocracias bancárias internacionais é o fator decisivo.
Mais controle do orçamento durante a viagem
Dependendo do perfil do viajante, estar constantemente de olho e gerindo o orçamento faz parte do roteiro. Por isso, o acompanhamento dos gastos em tempo real se tornou um diferencial importante.
Cerca de metade dos turistas utiliza aplicativos para visualizar despesas na hora, aproveitando o câmbio favorável para planejar melhor gastos com lazer e gastronomia. Segundo os dados do Mercado Pago, o maior volume de transações ocorre em supermercados e mercearias, citados por 80% dos entrevistados, seguidos pelos restaurantes, com 73%.
Leia também 🔗 Brasil registra 6,1 milhões de visitantes internacionais por via aérea em 2025
Por essas e outras razões, o Brasil tem se destacado no cenário turístico global, registrando um forte crescimento nas chegadas de visitantes internacionais por via aérea em 2025, com mais de 6,1 milhões de turistas desembarcando no país.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




