A edição piloto do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) recebeu 123 propostas para novos voos ou aumento de frequências existentes. Este programa inédito no Brasil prevê parcerias público-privadas entre companhias aéreas e aeroportos para expandir o número de voos internacionais para o país. As empresas e terminais tiveram entre 20 de março e 17 de maio para enviar seus projetos.
No total, as companhias aéreas enviaram 76 propostas, representando 64% do total, enquanto os aeroportos submeteram 41 e a Embratur recebeu seis propostas não identificadas. A quantidade de inscrições demonstra a boa aceitação do setor ao PATI. Se houvesse recursos suficientes para financiar todas as propostas qualificadas, 932.617 novos assentos poderiam ser criados entre 27 de outubro de 2024 e 29 de março de 2025.
Financiada pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) através de uma parceria entre Embratur, Ministério do Turismo e Ministério de Portos e Aeroportos, a primeira edição do PATI receberá R$ 3,3 milhões de investimentos públicos, permitindo o lançamento de mais de 80 mil novos assentos para o Brasil na temporada de verão.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a alta adesão do setor, evidenciando o interesse do mercado em explorar os diversos atrativos turísticos do Brasil. Entre as propostas, 23 visam conectar cidades brasileiras sem rotas internacionais diretas. Regionalmente, foram submetidas 50 propostas para o Sudeste, 30 para o Sul, 29 para o Nordeste, quatro para o Centro Oeste e uma para o Norte.
O PATI se inspirou em políticas de fomento de países como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Suécia. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os resultados do projeto piloto, destacando a grande adesão das companhias aéreas e aeroportos, o que demonstra a eficácia da ferramenta para ampliar a conectividade aérea do Brasil.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou que a infraestrutura atual do país está apta para a ampliação de chegadas internacionais, com investimentos feitos em modernização e expansão de aeroportos, prontos para receber novos turistas.
Os resultados preliminares da comissão avaliadora do PATI foram publicados no site do programa em maio. O relatório informa quais propostas foram qualificadas e abriu o prazo para recursos de 25 de maio a 29 de junho. O resultado final foi divulgado em 3 de junho, com a abertura da segunda rodada de inscrições até 25 de junho e publicação dos resultados em 9 de julho. A primeira execução dos recursos está agendada para 20 de setembro.
O edital do PATI, publicado em 20 de março, convida companhias aéreas e aeroportos a lançar novos voos internacionais para o Brasil e a apresentar propostas de investimento em promoção destes voos. Em contrapartida, a Embratur financiará parte das ações de promoção com recursos do FNAC, com R$ 40 por assento em novo voo que chegue ao Brasil no período estipulado. O edital dá preferência a propostas que incluam maior investimento privado e estratégias de sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.