O turismo internacional está em alta no Brasil! O país espera receber 6,6 milhões de visitantes estrangeiros em 2024. Os números estimados representam um crescimento de 11,8% em comparação aos do ano passado, que foi de 5,9 milhões de turistas internacionais.
A expectativa reflete os números positivos do 1º semestre do ano, tendo como principal motivo a expansão da malha aérea internacional e a retomada da valorização do turismo no Brasil em um cenário mundial. No primeiro semestre de 2024, cerca de 3,6 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2023.
Os dados foram divulgados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) durante um evento em São Paulo a fim de avaliar estratégias para promoção do turismo brasileiro no cenário internacional. Com base nos dados, as estimativas projetam um número aproximado de 700 mil turistas estrangeiros a mais do que no ano de 2023.
Em 2023, São Paulo liderou as entradas de turistas estrangeiros por via aérea, seguido pelo Rio de Janeiro e Salvador. No total, quase 2 milhões de entradas foram registradas em São Paulo, das quais 1,2 milhão teve a própria cidade como destino final. Além disso, entre os estrangeiros que mais buscaram o Brasil para o turismo, destacaram-se argentinos, seguidos por americanos, chilenos, paraguaios e uruguaios. Ao todo, estrangeiros que visitaram o Brasil contribuíram para uma movimentação de R$ 20.9 bilhões.
O que os Turistas Estrangeiros Mais Procuram no Brasil
Os turistas que visitam o Brasil são principalmente atraídos pelo sol e praia (48%), seguidos por turismo cultural (34%), turismo de aventura (29%), turismo de luxo e relaxamento (27%) e, por fim, ecoturismo (22%).
Entre as cidades, destaca-se o Rio de Janeiro com principal destino, com 64% dos entrevistados revelando sua escolha pelo Rio, seguido por São Paulo (45%) e Foz do Iguaçu (25%). No que se refere as atrações de maior interesse, os dados sugerem as Cataratas do Iguaçu (55%), Copacabana (54%) e o Cristo Redentor (53%) como principais atrativos indicados pelos turistas estrangeiros.
Esses dados tem como base uma pesquisa que escutou mais de 3.900 participantes, turistas, maiores de 18 anos e de 11 países diferentes, entre eles: Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Peru, Portugal e Reino Unido.
O que Ainda Esperar para 2024
Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), destacou a importância da aliança entre o setor aéreo e o estado de São Paulo, que tem produzido grandes efeitos no turismo. Além disso, ressaltou que equilibrar os custos do setor aéreo é fundamental para ampliar a oferta de voos, aumentar o número de passageiros e atender a mais destinos.
A possibilidade de Stopover, que permite os turistas a prolongar a sua estadia por até três dias sem custo adicional no bilhete aéreo, tem sido vista como um fator adicional para o sucesso nos números de visitantes em São Paulo.
As companhias LATAM, GOL e Azul abriram disponibilidade para paradas na cidade, tendo aderido à campanha batizada de “StopOver SP / Topo Ver SP”. A campanha consiste em uma parceria entre o Visite São Paulo Convention Bureau e a Abear.
Com informações de CNN Brasil.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.