Número bastante significativo foi alcançado no ano de 2025: 1,5 bilhões de chegadas no turismo internacional. De acordo com relatório divulgado pela UN Tourism, esse volume pode chegar a 2 bilhões até o ano de 2030, muito impulsionado pela expansão econômica, a facilidade de fechar serviços de viagem de maneira digital, além do aumento da conectividade aérea e a integração de mercados ao longo dos últimos cinquenta anos.
Segundo o secretário-geral, Zurab Pololikashvili, esse é um momento importantíssimo para o turismo internacional ao recuperar o patamar de viagens internacionais que existia antes da pandemia do covid-19. Ainda são apontados diversos desafios como tecnologia, clima, mudanças demográficas, comportamento do viajante, geopolítica e economia.
Leia mais: Turismo internacional em São Paulo supera a marca de 2,7 milhões de visitantes
O crescimento nas últimas cinco décadas foi destacado no documento Fifty Years of Tourism, mostrando como o setor de viagens saiu de 222 milhões de chegadas internacionais em 1975 para o atual número de 1,5 bilhão em 2025, um crescimento de sete vezes. A receita proveniente dessas viagens também cresceu consideravelmente, saindo de US$ 50 bilhões para US$ 2,2 trilhões no mesmo período avaliado.
Um dos dados mais importantes do estudo é mostrar que o crescimento foi constante, mesmo com desafios globais enfrentados ao longo do período, que acabaram provocando desacelerações, mas sempre temporárias. Entre os acontecimentos estão a Guerra do Golfo, os ataques de 11 de setembro de 2001, a crise financeira de 2008/2009 e a já citada pandemia da covid-19, sendo essa a desaceleração mais significativa, com 2020 tendo uma redução de 72% no total.
Leia mais: Brasil registra 6,1 milhões de visitantes internacionais por via aérea em 2025
Outro elemento destacado no estudo da UN Tourism é o aumento da diversificação e distribuição regional das viagens. A Europa continua sendo o principal destino, mas a sua relevância caiu, deixando de representar 69% em 1975, para 51% no último ano. Entre as regiões que mais cresceram estão a Ásia-Pacífico, saindo de 5% para 23%, e Oriente Médio, de 2% para 6%.
Os números para os próximos anos indicam contínuo crescimento, chegando a 2 bilhões em 2030. O cálculo foi feito considerando uma expansão de 5% a cada ano entre 2025 e 2030, um padrão que já foi observado no intervalo entre 2009 e 2019. Embora uma interferência limitada possa acontecer, o relatório apontou como principais riscos a inflação, variações cambiais, tensões geopolíticas, eventos climáticos extremos e surtos epidêmicos.
Leia mais: Brasileiros querem viajar para o exterior – Saiba quais são os 10 destinos mais procurados
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




