O turismo europeu está em ascensão e apresenta números em 2024 que superam índices pré-pandêmicos. Diversos destinos na Europa têm demonstrado recuperação, superando expectativas nas projeções de gastos. Um dos principais fatores é o aumento da busca por parte de turistas americanos pelos destinos europeus.
Com uma projeção de gastos de €800 bilhões em 2024, o turismo internacional na Europa revela um aumento expressivo de 37% em relação aos níveis de 2019, os quais registraram valores de €583 bilhões.
Esse crescimento é impulsionado, principalmente, pelo aumento do poder aquisitivo dos americanos, que têm encontrado na Europa um destino de férias mais acessível devido à valorização do dólar em comparação ao euro.
A Europa Além dos Clichês – Turistas Descobrem Destinos Autênticos e Menos Explorados
Portugal é o país que lidera a preferência dos turistas americanos, apresentando o dobro de visitantes em comparação as dados de 2019. Outros países menos explorados, como Lituânia, Letônia, Sérvia, Montenegro, Polônia, Suécia e Turquia também registraram um aumento significativo no número de americanos.
Além disso, destinos como Grécia, reconhecida por suas belas praias e, a queridinha do momento Albânia, têm despontado entre os destinos mais procurados, com aumento considerável no número de pernoites entre 2019 e 2024.
Por outro lado, sempre muito presente, o o turismo asiático ainda não recuperou totalmente os níveis pré-pandemia. Apesar disso, Espanha, Sérvia, Montenegro e Turquia observaram um aumento no número de visitantes da China e do Japão, impulsionado, em parte pela retomada de voos diretos.
Entre os países que lideram o ranking de aumento nos gastos de turistas internacionais: Espanha e Grécia lideram com 25%, seguidos por Itália (20%) e França (16%).
Essa maior diversificação do turismo é benéfica para a Europa, especialmente para destinos que sofrem com o sobreturismo. Temos acompanhado recentemente diversas notícias sobre cidades que estão restringindo o turismo em massa, inclusive, com expressivos protestos e atos de violência contra turistas, como noticiado na Espanha.
Com informações de Tourism Review
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.