Cada vez mais viajantes trocam roteiros tradicionais por experiências imersivas, e o turismo esportivo desponta como motor bilionário dessa tendência. Com crescimento acelerado e impacto direto na economia de destinos-sede, eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos transformam partidas em oportunidades de vivência cultural.
Acompanhar aquela partida de futebol dos sonhos em outro país, assistir a uma Olimpíada ou a uma maratona, geralmente era vista como algo reservado a pessoas mais fanáticas pelo esporte. Hoje em dia, no entanto, o turismo esportivo é uma das engrenagens que mais movimentam o mercado global de viagens.
Você já deve ter ouvido falar que o turismo de experiência tem ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial, com mais viajantes dispostos a vivenciar culturas e costumes muito mais do que visitar atrativos turísticos. Pois bem, é dentro deste contexto que está o turismo esportivo – uma verdadeira máquina de fazer dinheiro!
Um turista compra suas passagens, escolhe sua hospedagem, arruma suas malas e vai até o outro lado do mundo, mas não mais apenas para “ver” o time do coração em campo – afinal, o turismo esportivo vai além do evento em si e eles são a desculpa perfeita para dar mais um carimbo no passaporte do viajante.
Mercado de 1 Trilhão
Segundo um estudo realizado pela Collison Group no ano passado, as viagens de turismo relacionadas a eventos e megaeventos esportivos devem movimentar 1,8 trilhão de dólares em todo o mundo até o ano de 2030.
Um outro estudo publicado pelo Airbnb, mostrou o impacto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris no segmento de hospedagem, apontando que o Brasil ficou com o 8º lugar entre os países que mais reservaram noites na Cidade Luz e em seus arredores na época das competições. E não foi só isso.
As reservas de hoteis feitas por hóspedes do mundo todo foram 400% mais altas, ou seja, cinco vezes maior, na região, do que foram no mesmo período do ano anterior aos jogos! A pesquisa da Deloitte, revelada na mesma publicação, estimou que as estadias em Airbnb geraram 2.000 euros para cada anfitrião – um impacto de quase 1 bilhão de euros para a economia francesa.
Futebol é o Maior Destaque do Turismo Esportivo pelo Mundo
Como um dos esportes que mais geram audiência, o futebol é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro dentro do turismo esportivo. Com grandes competições transmitidas em diferentes países – Champions League, Premier League, Copa do Mundo, Mundial de Clubes, entre muitos outros -, o mercado de turismo se prepara para receber um público mais fanático, mas que também deseja ter a experiência do “bar com os amigos” local.
Algumas agências e plataformas de compra de bilhetes e ingressos possuem até um calendário de competições esportivas há anos, reunindo todas as principais partidas de todos os clubes e seleções do mundo. Assim, profissionais do turismo e viajantes podem consultar, montar e personalizar o roteiro da sua viagem.
Efeito Mundial
Eventos como o Mundial de Clubes, que ocorrem entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, reunindo times de todo o mundo, mostra que o futebol transcende as quatro linhas do campo. Ele se torna o ponto de partida para muita gente realizar aquela viagem dos sonhos, explorar outras culturas, conhecer outras paisagens e gastronomia.
É um modelo de turismo que redefine o conceito de viajar e mostra que o viajante quer, mais do que uma simples visita, pertencer àquele local. Entre gritos de gols e comemorações de títulos, as vivências se tornam inesquecíveis – mesmo que o time seja eliminado e volte pra casa, muitas vezes, antes mesmo do viajante (rs).
Será que é possível mensurar o que significa essa vitória para muita gente?
Impacto do Turismo Esportivo no Mundo
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo esportivo é uma das vertentes do setor que mais tem mostrado um crescimento relevante nos últimos anos. Essa modalidade já representa 10% dos gastos globais desse mercado e tem uma estimativa de crescimento de 17,5% até 2030.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), essa “pequena” fração do mercado atrai milhões de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das cidades anfitriãs desses eventos. Há, portanto, uma relação cada vez mais estreita entre os eventos esportivos e o turismo, com cada vez mais destinos buscando maneiras de oferecer experiências autênticas relacionadas um ao outro.
As próximas décadas apontam para um turismo cada vez mais experimental e culturalmente conectado, com roteiros que combinam os esportes e as experiências. Afinal, o turismo esportivo se estabelece como uma linguagem universal, que quebra barreiras culturais e linguísticas em uma explosão de gritos e emoções.
Não é mais sobre apoiar o time, mas sim colecionar momentos de intensidade e descobrir que a melhor vitória que leva para casa é a experiência da bagagem.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





