O turismo entre Brasil e Chile atingiu níveis recordes, com crescimento de 223% no número de chilenos visitando o Brasil e 218% de brasileiros viajando ao Chile, impulsionado pela ampliação da conectividade aérea e ações de cooperação regional. Com 15 rotas diretas e iniciativas como o programa tax free e a campanha “Visit South America”, os dois países reforçam a integração e apostam no turismo como motor de desenvolvimento econômico.
Atualmente são 15 rotas que conectam o Brasil e o Chile, um aumento de 275% na oferta de voos. Apenas a LATAM, por exemplo, transportou mais de 2 milhões de passageiros entre os dois países no ano de 2024. A companhia também investiu em aumento de rotas, especialmente a que conecta Rio de Janeiro e Santiago, que saiu de 20 para 40 voos semanais, e Florianópolis – Santiago, que saltou de 9 para 20 voos a cada semana.
“Quando dois países vizinhos trabalham juntos, de forma qualificada, para gerar maior integração econômica e união entre os povos, o resultado é um ganha-ganha”, declarou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O governo do Chile celebra também a presença dos brasileiros por estarem no grupo de turistas que mais investem em experiências no país, especialmente no turismo gastronômico, de esportes de inverno e no enoturismo.
“Apesar de os argentinos serem o maior volume de visitantes, os brasielriso gastam mais e demonstram um interesse crescente pelo Chile, Para nós, esse público é extremamente estratégico”, celebrou Verónica Pardo, ministra do Turismo do Chile.
Outro aspecto que pode contribuir com o aumento do número de brasileiros no Chile é a implementação do programa de tax free no país, anunciado em março.
Planos para Expansão da Promoção do Turismo no Brasil
A ministra também comentou sobre os planos de continuar promovendo o turismo entre o Chile no Brasil e trabalhar com os agentes para que os destinos chilenos sejam sempre opções aos brasileiros.
“Nossos países conhecem mais sobre a Europa e os Estados Unidos do que sobre a própria América. Mas temos muito a compartilhar. Já iniciamos um trabalho intenso para promover a América do Sul de forma integrada, e o Brasil é um parceiro essencial nisso. Já trabalhamos com a Federal Sul-Americana de Operadores de Turismo para desenvolver ações que mostrem essa integração, e esperamos ampliar ainda mais essa parcerias”, declarou Verónica Pardo ao comentar sobre a marca “Visit South America”, uma iniciativa para promover os destinos da região e desenvolver novas rotas turísticas regionais.
Apesar do número de rotas saindo do Brasil, a ministra acredita em mais oportunidades.
“Um voo só se mantém se vai e volta cheio. Precisamos que o Brasil também promova seus destinos para os chilenos. Florianópolis já é um destino consolidado, mas por que não incentivar também viagens para Gramado, Belo Horizonte e os parques naturais brasileiros”, finalizou Verónica Pardo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





