Grottino Del Campidoglio, em Roma, reabrirá após quase 100 anos, revelando túneis milenares com 300 metros de profundidade. O local, usado desde antes de Júlio César, foi restaurado com tecnologia moderna e abrirá para visitas guiadas até 2027.
Você já ouviu falar nos túneis Grottino Del Campidoglio, mais conhecidos como Gruta Capitolina? Esse conjunto histórico de túneis subterrâneos está localizado na cidade italiana de Roma e estavam fechados há quase 100 anos.
Acontece que agora, mais precisamente entre o final de 2026 e início de 2027, o local estará novamente aberto para visitação. Após passar por longas restaurações e adaptações, o complexo verá novamente “a luz do dia”.
Com 3.900 metros quadrados e com 300 metros de profundidade, passando por debaixo de pontos icônicos como Fórum Romano e o Teatro de Marcelo, esses túneis fazem parte da história de Roma, carregando contos milenares.
História no Subsolo

Grottino Del Campidoglio | Créditos: CNN Travel
Segundo os arqueólogos, partes da estrutura dos túneis já existiam e eram utilizadas antes mesmo da era de Júlio César, que data de 100 a 44 a.c. Com o passar dos anos, a gruta foi assumindo diferentes funções na história, como pedreira, cisterna, armazém, loja, taverna e moradia popular.
Em 1920, no entanto, seu uso foi interrompido por Benito Mussolini, que ordenou o seu fechamento e o aterramento de boa parte do complexo. Seu objetivo era a modernização de Roma, e os túneis não estavam nesses planos.
Na Segunda Guerra Mundial, alguns trechos foram reabertos a fim de serem utilizados como abrigos antiaéreos e continha até mesmo portas reforçadas e banheiros totalmente improvisados. Na época, até mesmo uma enfermaria foi usada ali durante os bombardeios em 1943.
Depois de tudo isso, os túneis foram fechados e nunca mais visitados.
Restauração
Antes do início das obras de restauração no local, os arqueólogos descobriram inscrições medievais, fragmentos de afrescos e alicerces de alguma estrutura pré-romana, possivelmente dos tempos do antigo Templo de Júpiter Capitolino.
O projeto de restauração está sendo feito pelo grupo de arquitetura Insula, que é especializado em conservação de patrimônios históricos. Entre as modernidades por lá instaladas estão iluminação, reforços estruturais, sistemas de ventilação forçados (para controlar o gás radônio emitido pelas rochas vulcânicas), monitoramento de abalo sísmico, além de medidas de acessibilidade.
Controle de Público e Visitas Guiadas
O Grottino del Campidoglio terá um controle especial e rigoroso de público, onde só serão permitidas visitas com guias especializados, tanto pela questão de segurança quanto pela preservação do local.
Além da exploração subterrânea, está prevista ainda a construção de um museu no nível superior, com peças encontradas na própria gruta,como vasos e argolas de ferro.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




