Além da paralisação que ocorreu nessa semana, outras ações de greve dos funcionários da TAP Air Portugal também são esperadas para o próximo período de férias.
Os tripulantes de cabine da TAP Air Portugal realizaram essa semanas uma greve de dois dias. Na terça-feira, 6 de dezembro de 2022, o sindicato português (SNPVAC) votou pela continuidade da greve nos dias 8 e 9 de dezembro, exigindo salários mais altos e melhores condições de trabalho.
O SNPVAC confirmou que seus membros também concordaram com mais cinco dias de greve antes do final de janeiro de 2023, porém as datas ainda não foram confirmadas, mas podem cair após o período crítico de viagens do final de ano, quando a companhia aérea deve operar mais de 300 voos por dia.
Como resultado da greve, a TAP Air Portugal já foi obrigada a cancelar mais de 360 voos a partir dos seus hubs no Aeroporto de Lisboa (LIS) e no Aeroporto de Porto (OPO), impactando cerca de 50.000 passageiros e custando à companhia aérea mais de 8 milhões de euros.
Pela lei portuguesa, alguns voos são protegidos e devem ser operados, apesar da paralisação. Estes voos protegidos por lei, incluem voos de e para Madeira e Açores, alguns países de língua portuguesa e rotas utilizadas por um grande número de comunidades de emigrantes portugueses.
O SNPVAC convocou a greve depois de não ter chegada a um acordo com a TAP Air Portugal.
Como parte de seu plano de reestruturação de 3,2 bilhões de euros, a empresa já demitiu 2.900 empregados e ainda, a companhia aérea propôs cortes salariais e horários de trabalho mais flexíveis. O sindicato descreveu essas propostas como “absolutamente inaceitáveis e manifestamente redutoras”.
A resposta da TAP Air Portugal
A TAP Air Portugal pediu desculpas aos seus passageiros pelos transtornos causados pelas greves, e reiterou que continua aberta a novas negociações com o SNPVAC, depois de já ter aceito 9 das 14 reivindicações do sindicato.
A diretora executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener, expressou desapontamente com a greve, dizendo:
“Estamos muito tristes. Espero que possamos nos encontrar novamente após esses dois dias e tentar encontrar uma solução para evitar transtornos para todos. É importante assegurar para todos que a TAP é uma companhia aérea estratégica para o país e que a sobrevivência da TAP e um melhor resultado financeiro – que já demonstramos no terceiro trimestre – são críticos para o futuro. Pelo futuro da empresa, pelo futuro do país e também pelo futuro do emprego de todos os trabalhadores da TAP”.
A companhia aérea também foi ao Twitter para informar os clientes sobre a greve:
GREVE TRIPULANTES DE CABINA 8/9 DE DEZEMBRO
Devido à greve dos Tripulantes de Cabina, e apesar de já ter sido antecipado o cancelamento de vários voos, é expectável alguma disrupção na operação, pelo que pedimos desde já desculpa aos nossos clientes e agradecemos a compreensão.— TAP Air Portugal (@tapairportugal) December 7, 2022
Greve em Curso em Toda a Europa
Com níveis recordes de inflações e aumento do custo de vida, muitos países europeus enfrentarão greves nas próximas semanas.
No Reino Unido, os agentes do controle de imigração de seis aeroportos devem entrar em greve durante o movimentado período de férias. Como resultado, espera-se uma interrupção significativa, inclusive nos três maiores aeroportos do país: Heathrow (LHR), Gatwick (LGW) e Manchester (MAN).
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.