É impressionante a quantidade de Fake News que têm surgido de uns tempos para cá e o prejuízo que isso tem causado nos mais variados setores e em toda parte do mundo. Felizmente para nós, amantes de viagens, o TripAdvisor anunciou que conseguiu bloquear 2 milhões de Fake Reviews, só no ano de 2023.
O TripAdvisor é um site que nós utilizamos muito, em especial, devido à sua credibilidade. A presença recorrente de Fake Reviews obviamente abala sua imagem. E todo e qualquer esforço adotado pelo site para bloquear estas mentiras é mais do que bem-vindo.
Aqui você encontra:
Fake Reviews e o TripAdvisor
Fake News é um termo generalizado que se refere a postagens tendenciosas ou até mesmo enganosas. Mas, além disso, este termo também abrange avaliações patrocinadas por proprietários de hotéis, restaurantes, etc. Ou ainda avaliações que são pagas por concorrentes que desejam derrubar seu adversário!
Nos últimos anos, o TripAdvisor viu um aumento notável no que chama de avaliações incentivadas – aquelas que são publicadas em troca de brindes. Um exame mais minucioso dessas avaliações pode explicar parte do crescimento de falsificações no ano passado, já que as avaliações incentivadas representaram 22% das avaliações bloqueadas, o que o TripAdvisor disse ter sido também um número recorde.
Além de bloquear estas falsas avaliações, a empresa impediu que 4 em cada 5 destas avaliações aparecessem em seu site – o que representa outro recorde!
Aliás, esta preocupação de eliminar avaliações falsas, preservando, assim, as verdadeiras, tem sido uma preocupação cada vez maior, tanto por parte do governo, como das empresas que dependem, essencialmente, das avaliações on-line de seus clientes como, por exemplo, hotéis, agências de viagens, operadores de turismo, etc.
Relatório de Transparência do TripAdvisor
O TripAdvisor possui por volta de um bilhão de comentários e, com esses números, reivindica o título de Plataforma Líder quanto à avaliação de viagens. Seu Relatório de Transparência, feito bienalmente, acaba servindo de bússola para o setor.
No relatório publicado em 2023, referente ao ano de 2022, a TripAdvisor divulgou que por volta de 4% de todas as suas avaliações eram falsas.
Em 2023 foram registradas no site nada menos do que 31 milhões de avaliações, sendo que 6,3% delas foram bloqueadas, representando um aumento de 50% quando comparado ao ano interior.
Da mesma forma que houve um aumento de viagens em todo o planeta, infelizmente as Fake Reviews cresceram no mesmo ritmo no TripAdvisor, ou ainda maior!
A vice-presidente do setor de credibilidade e segurança do TripAdvisor, Becky Foley, declarou o seguinte em entrevista à PhocusWire:
Nossa equipe se concentrou na remoção incentivada de avaliações este ano e os resultados falam por si – conseguimos remover um grande número deles ao longo do ano. Estamos comprometidos em continuar a desenvolver nossa combinação líder do setor de tecnologia e humanos para manter o conteúdo tendencioso fora do site.
Combate aos Fake Reviews
Em 2023 foram as empresas sediadas na Europa as responsáveis pelo maior percentual de violações no site, representando cerca de um terço das violações de todo o mundo.
E quais estabelecimentos mais violaram as regras? Precisamente os Hotéis, responsáveis por praticamente 50% de todas as avaliações mundiais.
Toda essa onda de Fake Reviews tem chamado cada vez mais a atenção para o respeito aos interesses do consumidor. Em 2023 a The United States Federal Trade Commission (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) elaborou um conjunto de regras que, caso aprovadas, gerariam multas de até US$ 50 mil cada vez que um consumidor visse uma avaliação falsa.
Além disso, a TripAdvisor participou no ano passado da criação de uma coalisão global que inclui a Expedia Group e Booking, além de outros sites que também dependem das avaliações de seus usuários como a Amazon, por exemplo. A reunião com estas empresas foi realizada em outubro de 2023 na cidade de São Francisco e em Bruxelas em dezembro, com o intuito de discutir maneiras de proteger de avaliações falsas tanto parceiros como consumidores.
Foley se mostrou otimista, Estamos muito otimistas em relação a este grupo e teremos mais para compartilhar em breve.
Becky Foley informa ainda que o TripAdvisor utiliza os memos tipos de tecnologia e análise que os departamentos antifraude dos bancos adotam. Este processo automatizado emite um aviso no caso de revisões que necessitem de uma intervenção humana para sua conclusão final.
Foley explica que antes de uma avaliação ser publicada em nosso site, nossa combinação proprietária de tecnologia e humanos os examina em busca de comportamento anormal do usuário e revela proativamente violações de incentivos.
Outra ação adotada ainda pelo TripAdvisor é destacada por Foley:
Entramos em contato com os usuários onde suspeitamos que possam estar envolvidos incentivos – perguntando-lhes se lhes foi oferecido algo em troca de escreverem sua avaliação.
Quando é descoberto que uma avaliação publicada recebeu algum tipo de incentivo, o TripAdvisor a remove do site e informa o proprietário do estabelecimento. Normalmente, após isso, tais incentivos são cessados. Mas a depender da gravidade, o estabelecimento pode receber uma pena mais grave.
Quanto ao Relatório de Transparência, Foley afirma:
Em última análise, este relatório visa reconhecer a importância da confiança para plataformas como o Tripadvisor. Entendemos que a confiança é conquistada, não dada, e ao esclarecer os dados e processos por trás de nossa plataforma, esperamos demonstrar por que a confiança que nossa comunidade deposita em nós não é descabida.
Vivemos dias complicados e cada vez mais recursos têm sido direcionados para os sistemas de antifraudes e Fake News. Mas esta é a realidade! E não vamos nos iludir: as coisas não tendem a melhorar! Só nos cabe tomar todo o cuidado possível!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.