O início da operação do Trem Intercidades (TIC), que vai ligar São Paulo a Campinas, no interior do estado, tem maio de 2031 como data prevista para inauguração.
Com um projeto antigo, de mais de 10 anos, o primeiro trem de média velocidade do Brasil será composto por 10 carros de um único andar, podendo ter inclusive, serviço de bordo ou um “vagão-restaurante”. A previsão é de que o trem faça 101 km de percurso em 1h05, com velocidade de até 140 km/h.
Trens para o Interior de São Paulo
O TIC vai partir da estação Barra Funda até Campinas com uma parada em Jundiaí. Além dele, haverá também o Trem Intermunicipal (TIM) entre as cidades de Jundiaí e Campinas, com parada nas cidades de Vinhedo, Louveira e Valinhos com 44 km de extensão e 33 minutos calculados para o trajeto.
Além disso, o projeto ainda contempla a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. Segundo Guilherme Martins, presidente da TIC Trens, as obras de revitalização da linha 7 e a construção do TIM e do TIC estão previstas para começar em maio de 2026.
Configuração e Composição dos Modelos
Martins também falou, em entrevista à Revista Ferroviária, sobre a composição dos trens e suas configurações, informando que os vagões do TIC funcionarão como uma cabine de avião, com lugares para colocar malas e bicicletas e terá restaurante.
Serão 15 trens de 10 carros para o TIC e sete trens de oito carros para o TIM, ambos com apenas um único andar. Durante a entrevista, ele também afirmou que a empresa tem planos para construção de edifícios garagem para que os viajantes possam deixar seus carros nas adjacências.
A tarifa pode ser estipulada em R$ 64, mas há possibilidade de ser ainda menor.
Com informações da Revista Ferroviária
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.