Embora vídeos virais de trens panorâmicos gerados por IA tenham confundido viajantes, a Noruega oferece uma expedição real e histórica: o Northern Lights Train. Partindo de Narvik, o passeio leva turistas à isolada estação de Katterat para caçar a aurora boreal entre fogueiras e lendas nórdicas. A experiência opera de setembro a março com ingressos em torno de 130 euros.
Há alguns dias surgiu na internet uma notícia de que a Noruega inaugurou um trem panorâmico para ver a aurora boreal – o que rapidamente ganhou repercussão entre os viajantes. Mas, infelizmente, parte dela é fake.
A confusão começou quando um vídeo gerado por IA foi postado no Youtube, mas ninguém encontrou links para sites de vendas. Mas, nem tudo está perdido. A Noruega tem mesmo um trem para quem quer “caçar” a aurora boreal.
O Northern Lights Train, operado pela Arctic Train, oferece uma experiência de imersão que vai além das expectativas. É uma expedição noturna por uma das ferrovias mais isoladas e belas do mundo – ideal para quem quer buscar essa aventura!
Como é o verdadeiro passeio da aurora boreal
Partindo da cidade portuária de Narvik, bem no coração do “Círculo da Aurora”, o trem corta as montanhas pela histórica ferrovia de Ofoten. Inaugurada em 1903, esta linha foi um triunfo da engenharia da época e, hoje, serve como o portal perfeito para escapar das luzes da cidade – o que é perfeito para observar o fenômeno natural
Diferente de um trem de passageiros comum, que circulam pela Noruega, esta jornada foi desenhada especificamente para a contemplação da aurora boreal.
Após passar pela fronteiriça Bjørnfjell, o trem faz uma parada estratégica na remota Estação de Katterat, que está localizada a 373 metros acima do nível do mar e é acessível apenas por trilhos ou trilhas. Lá, os passageiros desembarcam para fazer pequenas fogueiras, se servir de bebidas quentes e ouvir os guias contando histórias e lendas nórdicas. Além de, é claro, poder contar com fotografias noturnas.
Quando ir e quanto custa
A temporada de “caça” acontece entre setembro e março, aproveitando as longas noites polares e a alta atividade geomagnética da região. Graças aos microclimas de Narvik, é comum encontrar céus limpos na montanha mesmo quando o litoral parece nublado.
Os visitantes vão investir cerca de de 1.495 coroas norueguesas (cerca de 130 euros na cotação atual ou r$ 836) em um passeio que costuma durar pouco mais de 3 horas. O valor inclui o transporte, guia especializado, lanches e a infraestrutura na neve.
Os bilhetes podem ser adquiridos com antecedência em qualquer agência de turismo local, como a Artic Train ou Visit Norway.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





