Shonan Monorail, em Kamakura, na região metropolitana de Tóquio, Japão, é um trem flutuante, pois tem os vagões suspensos, com os trilhos na parte de cima. Sua velocidade pode chegar a até 75 km/h, fazendo dele o trem mais rápido do mundo.
Uma montanha-russa suspensa, presa aos trilhos pela parte de cima, todo mundo já viu e muitos já sentiram essa emoção. Agora um trem “flutuante” talvez seja bem menos comum.
Com uma estética semelhante aos metrôs de Paris e com uso de tecnologia francesa, o Japão tem o trem flutuante mais rápido do mundo. Sim, os trilhos ficam presos à parte de cima do vagão – algo que é “novidade” no dia a dia comum das pessoas, mas não para os habitantes de Kamakura.
Transporte Público de Alta Velocidade
O trem é conhecido pelo nome de Shonan Monorail e se engana se alguém pensa que se trata apenas de um atrativo turístico diferente. Nada disso. O Shonan faz parte do transporte público da cidade e sua velocidade pode chegar a até 75km/h.
Quem já fez a viagem costuma comparar a experiência a uma montanha-russa, já que, além da velocidade e dos trilhos na cabeça, há uma boa quantidade de curvas com subidas e descidas ao longo do trajeto.
Ele não é uma novidade, nem de agora e nem do Japão, afinal a linha já está em operação desde 1970 e apesar de não ser o único do tipo no país – há uma segunda linha inaugurada em 1988, em Chiba – é o único em termos de recorde de velocidade, subidas e descidas.
Região Metropolitana de Tóquio
Kamakura está localizada a 50 km da capital, na região metropolitana da Tóquio, e a apenas 20 km de Yokohama. Por isso, a esticada até lá pode valer a pena, não apenas para pegar o trem, mas também se vislumbrar com a história local.
A cidade é ótima para um dia inteiro de passeio, onde é possível observar o mar em uma praia bem menos cheia, de frente para a baía de Sagami. Há também inúmeros templos religiosos, com uma estátua de Buda que foi erguida no século 13.
Nessa época, o xogunato Kamakura foi o centro do poder no Japão, dominando o país entre os anos de 1185 e 1333 e, portanto, há muitos monumentos e parques que são legados desse tempo.
Preços
Por ser o trem mais rápido de trilhos sobre a cabeça, a viagem de apenas 7 km não é lá muito demorada. Sem descer pelas estações do caminho, o trajeto ao todo dura cerca de 14 minutos apenas (contando as paradas!) e há ainda a possibilidade de conhecer outra cidade, Fujisawa.
Quem quiser viver essa experiência precisará desembolsar 320 ienes (R$ 12,30) por adulto. Há também uma opção de ticket válida para o dia todo, para realizar quantas viagens quiser, pelo valor de 630 ienes (R$23,50).
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





