Miami é uma das cidades dos Estados Unidos em que o uso do carro durante a viagem é indiscutível. A maioria dos turistas alugam carro durante sua estada na cidade. Mas você sabia que Miami conta com diversas opções de transporte gratuito?
Uma das minhas viagens a Miami foi durante a pandemia e decidimos ficar por um período sem carro. Com isso, descobri que o uso do transporte público na cidade era muito mais simples e completo do que eu imaginava. Na época, nenhum transporte público estava cobrando passagens por conta da pandemia, imaginem a economia que eu pude fazer entre aluguel de carro e estacionamento.
Embora o esquema de cobrança já não seja mais o mesmo, essa viagem me fez perceber que é possível se virar em Miami sem carro. Com o passar do tempo, em minhas viagens para lá, comecei a observar mais os meios de transporte público que a cidade oferece e descobri que, embora as cobranças já tenham voltado ao normal, Miami ainda oferece algumas opções de transporte público gratuito. Confira!
Aqui você encontra:
Transporte Público Gratuito em Miami
Miami Beach Trolley
São bondinhos que circulam em Miami Beach de forma gratuita e são divididos por regiões. Eles funcionam 7 dias por semana das 8 da manhã às 23 horas com frequência a cada 20 minutos.
- South Beach Trolley: são duas linhas que circulam entre o South Pointe, que é o extremo sul da praia, até a 23 St.
- Middle Beach Loop: apenas uma linha que circula entre a Lincoln Road e arredores da 41 St.
- Collins Express: apenas uma linha que circula entre a Lincoln Road e a 88 St, andando a maior parte do tempo pela Collins Ave.
- North Beach Loop: apenas uma linha que circula entre a 65 St até a 88 St
Em minha última viagem, mesmo estando de carro, utilizei bastante os bondinhos de South Beach, pois como estava hospedada ali, deixei o carro em um estacionamento público na Lincoln Road, perto do meu hotel, onde o valor era pago por hora, tendo um teto de USD 20 a diária (contra USD 45 do hotel). Se eu retirasse o carro para um passeio curto e resolvesse colocar na garagem novamente, o custo seria maior, então quando eu saia do hotel e queria passear por South Beach, utilizada os bondinhos e o carro era usado apenas para passeios mais longos fora da região.
Utilizando os bondinhos de Miami Beach é possível parar em pontos turísticos como o South Pointe, a Ocean Drive, a Lincoln Road e Bal Harbour.
Miami Trolley
Assim como em Miami Beach, a cidade de Miami também possui bondinhos gratuitos que circulam pela cidade. São no total 12 linhas que circulam entre as principais regiões da cidade.
Os bondes operam a partir das 6:30 da manhã e param entre 19 e 23 horas, dependendo da linha. Ao contrário dos bondinhos de Miami Beach, nem todas a linhas operam nos finais de semana e é preciso estar atento a isso.
A abrangência dos bondinhos na cidade é bastante grande e com eles, é possível chegar em atrações (ou regiões) como Wynwood, Design District, Brickell ou Cococnut Grove.
Metromover
É um trenzinho elétrico que circula em trilhos elevados pelo Brickell e Downtown Miami. Ele funciona 7 dias por semana entre as 5 da manhã até meia noite. São 3 linhas que circulam entre o Brickell e Downtown Miami: o Inner Loop, Omni Loop e o Brickell Loop.
O Metromover, além de ser um ótimo aliado ao se locomover em Miami, é um passeio bastante agradável de ser feito, pois como ele é suspenso, a vista dele é bem bacana.
Com o Metromover é possível se locomover pelo Brickell, e chegar em atrações como Bayside ou o Perez Art Museum.
Em uma outra viagem, em que me hospedei no Brickell, utilizei o Metromover para passeios pela região do Brickell. A região é bem complicada de estacionar e os estacionamentos costumam ser bem caros, então o Metromover pode se tornar uma ótima opção, além de ser um passeio delicioso.
Tome Nota
Essas três opções são gratuitas em Miami. É claro que além delas, a cidade conta com um sistema de ônibus e Metrorail, este último inclusive é uma das opções para sair do aeroporto, porém são opções pagas.
Na hora de decidir se vale a pena ou não alugar carro, leve em consideração fatores como o valor do aluguel do veículo e gastos com estacionamento. Porém, não esqueça de considerar que mesmo que seja possível se locomover com transporte público, o tempo com deslocamento será bem maior do que de carro.
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.