O estado do Tocantins vai ganhar um aeroporto em São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, com previsão de inauguração em dezembro deste ano. O investimento de R$ 20 milhões deve impulsionar o turismo ecológico na região, famosa por dunas, fervedouros e comunidades quilombolas.
Uma notícia muito aguardada pelos viajantes que desejam conhecer o Jalapão. A cidade de São Félix do Tocantins, que fica situada na região do grande atrativo turístico e a 180 km da capital do estado, Palmas, irá receber um novo aeroporto.
Com investimento de R$ 20 milhões feito pelo governo do estado, a previsão é de que a inauguração ocorra ainda este ano, no mês de dezembro. O objetivo, é claro, é facilitar o acesso e a infraestrutura para os turistas que visitam o Parque Estadual do Jalapão, que recebeu quase 60 mil visitas entre os anos de 2022 e 2023.
Sem Definição de Companhias Aéreas
No entanto, a construção será um aeródromo de pequeno porte, com 750 metros quadrados, um hangar de pouco mais de 2.430 metros quadrados e uma pista de pouso e decolagem com 1.100 metros de comprimento por 23 de largura.
Por isso, as operações aéreas só serão possíveis após a homologação do local junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e não há definição sobre as companhias aéreas que atuarão no aeroporto. Pelo projeto, porém, é possível prever que o aeródromo deve atender apenas aeronaves de pequeno porte. Considerando as principais empresas aéreas brasileiras, a Azul Conecta é a única que tem aeronaves para operar no novo aeroporto.
O Jalapão
O Jalapão é uma região localizada no leste do Tocantins, conhecida por suas paisagens exóticas e natureza preservada. O lugar que atrai visitantes em busca de aventura, ecoturismo e tranquilidade, abriga o Parque Estadual do Jalapão e diversas comunidades tradicionais que ajudam a preservar a cultura e o meio ambiente local. Mas, chegar até lá não é muito fácil.
Com estradas de terra e acessos mais difíceis, o Jalapão mantém um ar selvagem e ainda pouco explorado, o que torna a viagem ainda mais especial. Entre os principais atrativos naturais estão as famosas Dunas do Jalapão, formações de areia dourada que contrastam com o verde da vegetação e os morros ao fundo.
Outro destaque são os fervedouros, poços de águas cristalinas com nascentes subterrâneas que criam um fenômeno único: é impossível afundar! Os fervedouros do Ceiça, Encontro das Águas e Buritis estão entre os mais visitados do Jalapão.
🔗 Leia também: O que fazer no Jalapão: Uma viagem inesquecível pelo coração do Brasil
Além disso, há diversas cachoeiras, como a Cachoeira da Formiga, com águas esverdeadas e refrescantes, e o Cânion Sussuapara, um estreito entre paredões rochosos cobertos de vegetação.
O Jalapão também se destaca pela cultura local, principalmente nas comunidades quilombolas que vivem do artesanato feito com o capim dourado, uma planta típica da região. Essas comunidades – como Mumbuca e Prata – recebem turistas e oferecem vivências culturais, tornando o turismo na região ainda mais sustentável e controlado, com foco em valorizar o meio ambiente e os modos de vida tradicionais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





