Novas tendências de viagens para 2026: mesmo admitindo que cenário econômico e político global pode interferir no planejamento, viajantes encontram maneira de aproveitar férias e feriados, segundo relatório publicado pela plataforma de reservas Omio.
Depois do “revenge travel” – o desejo de viajar após a pandemia de covid-19 –, um novo perfil de viajante está surgindo: mais consciente, planejado e em busca de experiências autênticas.
Estudo Aponta Tendências de Viagens Para 2026
É o que indica o relatório NowNext’25, publicado pela plataforma de reservas Omio, em parceria com o instituto YouGov. Foram ouvidas mais de 10 mil pessoas em países como Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Japão e Austrália.
O objetivo é mostrar as tendências de viagens em 2026, considerando inclusive eventos globais que podem interferir no planejamento de férias e feriados.
“O modo de viajar se transformou dramaticamente nos últimos anos. O que não muda é a determinação das pessoas de explorar o mundo”, diz Veronica Diquattro, presidente da área B2C da Omio. “Mesmo que não seja tão fácil, os viajantes encontram sua maneira de aproveitar. Nosso relatório revela uma nova era com mais consciência, inteligência e orientada a valores.”
Viagens no Modo Econômico
Apesar de um cenário econômico e geopolítico desafiador, 30% dos entrevistados pretendem viajar com mais frequência do que o habitual no ano que vem. No entanto, 69% afirmam que eventos internacionais podem impactar os planos.
Por causa do aumento do custo de vida – e das adaptações necessárias no planejamento –, os novos viajantes estão sendo identificados como “Travel Thrifties” (na tradução livre, viajantes econômicos).
A flexibilidade e o olhar atento às oportunidades se tornam aliados dos turistas:
- 38% dos entrevistados dizem que vão priorizar viagens em relação a outros gastos não essenciais.
- 27% afirmam que fazem o planejamento com antecedência.
- 28% optam por viajar fora da alta temporada, quando os preços baixam.
Por Que Viajar?
A palavra de ordem para 2026 é recarregar as energias. Entre os entrevistados, 46% desejam férias à beira-mar e 51% querem voltar das escapadas se sentindo renovados.
Depois de anos marcados por grandes aventuras e viagens urbanas, o foco se desloca para o bem-estar, a tranquilidade e o tempo disponível para aproveitar.
Cerca de 20% pretendem viajar sozinhos e 18% buscam experiências voltadas ao autocuidado e à saúde mental.
Cidades Secundárias, Mais Baratas e Comércio Local
Dentes as tendências de viagens para 2026, a consciência ambiental segue em alta, mas ganha novos contornos. Mais do que escolher transportes “verdes”, os viajantes priorizam apoiar negócios locais (25%), valorizar culturas regionais (38%) e escolher localidades fora dos roteiros turísticos tradicionais (32%).
Italianos (41%) e espanhóis (39%) lideram essa última tendência – o que pode ser identificado como reflexo do excesso de turismo em seus próprios países.
Mas se as capitais sempre chamam a atenção de turistas, a pesquisa mostra que um a cada cinco (21%) viajantes agora quer viajar para destinos menos conhecidos – as cidades “secundárias”. Como motivos para visitar metrópoles menores, eles citam preços mais baixos (51%), menos multidões (44%) e atrações ou cultura únicas (40%).
A própria Omio, que faz reservas de transportes multimodais (avião, trem, voos…), já observou aumento de 34% nas reservas para cidades secundárias na comparação com o ano passado. As mais procuradas são:
- Segóvia, Espanha
- Murcia, Espanha
- Bari, Itália
- Antuérpia, Bélgica
- Ghent, Bélgica
- Málaga, Espanha
- Faro, Portugal
- Cracóvia, Polônia
- Bruges, Bélgica
- Roterdã, Holanda
Onde Você Pesquisa Destinos?
Na era da inteligência artificial, os viajantes parecem querer voltar às origens: 42% escolhem seus próximos destinos com base em experiências passadas e 39% preferem buscar recomendações de amigos ou familiares. Ou seja: as redes sociais ainda influenciam (29%), mas o famoso boca a boca retoma seu espaço.
O estudo com as tendências de viagens para 2026 também aponta o crescimento do chamado “screen tourism”, com 23% dos entrevistados inspirados por filmes e séries.
A Geração Z desponta como protagonista no “novo” turismo: 31% planejam viagens com antecedência, 34% querem viajar mais e 23% escolhem meios de transporte sustentáveis.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





