As tendências do turismo apontam para mudanças profundas no comportamento dos viajantes. Experiências autênticas, sustentabilidade e novos destinos ganham força neste cenário em transformação.
Tudo bem que o tempo passa rápido! Mas, atualmente, além de passar rápido, há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo no mundo todo! E isso causa impactos em todas os setores, inclusive no turismo. Mas quais são, diante do cenário atual, as tendências do setor de viagens?
Precisamos começar dizendo que o próprio perfil do turista (não somente o brasileiro, mas do mundo todo) tem mudado. E as escolhas de suas viagens vão se moldando conforme estas mudanças. Hoje, os viajantes preferem viagens que lhe ofereçam experiências mais autênticas, conscientes e, além disso, com uma maior conexão com a natureza.
Destinos Alternativos
O turismo de massa é uma realidade com a qual muitas cidades ao redor de mundo têm lutado, tentando encontrar soluções para lidar com tudo o que envolve o grande número de turistas recebidos. E este problema afeta ambos os lados, tanto as autoridades locais, como os turistas que, por sua vez, têm buscado novos destinos, bem longe de toda a muvuca dos locais mais procurados.
Desta forma, os chamados destinos alternativos têm ganhado cada vez mais espaço, com experiências fora do padrão comum e com bem mais tranquilidade. Segundo dados da Expedia, 63% dos turistas se dizem dispostos a procurar destinos menos conhecidos e com maior tranquilidade. E de acordo com a Euronews Travel 2025, 68% dos jovens pertences à geração Z dizem preferir deixar de lado destinos mais badalados e procurar novas opções.
Aqui no Brasil podemos citar dois exemplos destes destinos menos badalados: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Caruaru em Pernambuco.
Escolhas Mais Conscientes
Felizmente, parece que o mundo está caminhando um pouco mais no que diz respeito à conscientização da preservação do nosso planeta. Assim, quando um viajante faz seu planejamento, um fator que pesa em suas decisões é a questão da sustentabilidade. Eles se mostram cada vez mais atentos ao impacto ambiental e social que suas viagens irão causar.
Os transportes menos poluentes também estão sendo cada vez mais procurados, assim como hospedagens ecológicas e atividades ligadas aos ecossistemas e culturas locais. Podemos citar aqui o Cerrado brasileiro, um destino que oferece a seus visitantes iniciativas envolvendo a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais.
Conexão com a Natureza
Falar de contato com a natureza hoje, não é apenas uma das tendências do turismo – é uma necessidade! E um fato que impulsionou muito esta tendência foi a experiência vivida durante a Pandemia do Covid-19.
Cada vez mais têm ganhado espaço atividades como mergulhos, trilhass, assim como experiências ao ar livre no geral. O site Skyscanner traz os resultados de uma pesquisa realizada, a Travel Trends, apontando que 72% dos viajantes gostam de visitar jardins. Já o Lonely Planet em seu Best in Travel afirma a consolidação de simples práticas, como a de observar, como forma de lazer e preservação.
Neste quesito, o Brasil possui um vasto leque de opções de destinos como, por exemplo, a Amazônia, uma das mais belas florestas do mundo a se explorar.
Imersão nos Destinos
O turista hoje não quer apenas viajar. Ele quer, de fato, vivenciar o local visitado, fazendo uma verdadeira imersão e conhecendo o máximo de atrações e cantinhos possível. Nesta tendência, particularmente me identifico muito: quando viajo procuro visitar cada cantinho do meu destino, principalmente mercados, atrações menos visitadas, conversar com os moradores locais, enfim, aprender o máximo possível daquela cultura e seu modo de vida.
Exemplos de destinos no Brasil desta tendência são Curitiba, no Paraná, oferecendo vivências urbanas singulares e Salvador, na Bahia,, com sua herança afro-brasileira riquíssima.
Viagens Nostálgicas
Outra tendência apontada é a busca por uma conexão com o passado, por destinos que remetam à infância dos viajantes ou, ainda, a filmes clássicos que marcaram sua vida, viagens, etc. Ou seja, algum destino que transmita um conforto emocional.
Neste quesito podemos colocar destinos que ofereçam experiências específicas como a gastronomia afetiva. A cozinha mineira talvez seja um excelente exemplo de viagem nostálgica para alguns viajantes. Afinal, a comida mineira tem o poder de despertar memórias afetivas, mesmo de quem não é de Minas!
Com esse novo perfil, o turista de 2025 não busca apenas conhecer um lugar – ele quer fazer parte dele. As tendências revelam um perfil de público mais exigente, consciente do impacto de suas escolhas e em busca de experiências transformadoras. Seja conhecendo destinos alternativos ou optando por vivências mais sustentáveis, o turismo converge para um futuro em que propósito, autenticidade e natureza caminham lado a lado.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





