O Keukenhof é o maior parque de tulipas do mundo e funciona todos os anos durante cerca de três meses, na primavera. Fica em Lisse, a cerca de 30 minutos de Amsterdam, numa viagem rápida de ônibus. A temporada 2025 começou em 20 de março!
Sabe aquelas fotos das belas plantações coloridas de tulipas na Holanda? Você encontra esse cenário perfeito no passeio pelo Keukenhof. E também pode posar ao lado de outras belas flores.
O Keukenhof já era um belo cenário para fotos antes mesmo do Instagram. A cada ano, os jardineiros plantam 7 milhões de bulbos de flores ao longo dos 32 hectares do parque. Só de tulipas, são 800 tipos.
Os no parque Keukenhof canteiros de tulipas são reorganizados a cada temporada. No final da safra, as flores são retiradas do solo. A cada outono, tem início um novo ciclo de plantio, floração e colheita.
Importante: os funcionários destacam que é proibido andar nos campos de bulbos porque isso prejudica os bulbos. Os campos são propriedade privada e pertencem aos agricultores. Você pode tirar fotos a partir das vias próximas, diz o site do parque.

Foto: Divulgação | Keukenhof
Como Começou a Exposição de Flores
A região já havia sido habitada pela condessa Jacoba van Beieren, que reinou por lá de 1417 a 1433. Por volta de 1857, o pai e filhos Zocher, paisagistas de Haarlem, implantaram jardins ingleses por lá.
Mas foi em 1949 que o parque Keukenhof começou a ter tulipas e tomar a forma que atrai, hoje, mais de 1 milhão de visitantes por ano (sendo 80% estrangeiros). O parque é resultado da união de produtores rurais que resolveram organizar uma exposição de bulbos e flores para valorizar seus negócios. Deu certo.
Em 1957, o parque Keukenhof recebeu um moinho de vento de 1892, o que completou o cenário que nos acostumamos a ver em quadros e cartões-postais holandeses junto com as tulipas.
Você sabia? Foi Carolus Clusius, médico e botânico francês, que levou as primeiras tulipas aos Países Baixos, em 1594. Tulipas autênticas dos séculos 16 e 17 florescem no jardim histórico do Keukenhof.

(Foto: Divulgação/Keukenhof)
O Que Você Encontra no Parque
Todos os anos, 7 mil quilos de sementes são semeadas no parque. A área total do parque Keukenhof é de 250 hectares e abrange 16 monumentos nacionais, incluindo um castelo, ou seja, há mais que tulipas para se ver. A coleção de artes soma 75 objetos de diversos artistas.
São 15 quilômetros de caminhos para pedestres, além de tours em barcos elétricos entre os campos de bulbos. Muita gente aluga bicicleta para conhecer os arredores.
Existem pavilhões temáticos e específicos para alguns tipos de flores: por exemplo, o pavilhão Beatrix tem orquídeas e antúrios; o Orange Nassau apresenta rosas, crisântemos, gérberas e narcisos.
Os funcionários monitoram a floração e alertam que alguns jardins podem mudar de acordo com o período da visita: entre abril e maio, por exemplo, é a época das tulipas maiores e dos jacintos, entre outros tipos. É possível acompanhar o “calendário” no site institucional e publicações sobre o parque.
O Keukenhof também tem atrações para crianças: labirinto, parques e caça ao tesouro. E os turistas ainda encontram restaurantes e lojas de lembranças.

Foto: Divulgação | Keukenhof
Tome Nota
O Keukenhof fica aberto até 11 de maio de 2025. Durante esse período, o parque funciona das 8h às 19h – a entrada é permitida até 18h15.
Para chegar até lá, é possível pegar transporte público no aeroporto de Schipol, em Amsterdam, e nas estações Amsterdam RAI, central de Haarlem e central de Leiden. Em todos os casos, o visitante pode optar por comprar um pacote que inclui as passagens de ida e volta de ônibus e o ingresso do parque.
Segundo o site do parque, o movimento é mais tranquilo antes das 10h30 ou depois das 16h. Muita gente gosta da luz da manhã para tirar as melhores fotos de recordação. Os dias mais calmos são segunda, terça e quarta.
É possível usar um audioguia que está disponível em holandês, inglês, alemão e francês. A gravação tem informações sobre os campos de flores e curiosidades sobre o parque.
Os ingressos e todas as informações de acesso estão disponíveis no site www.keukenhof.nl. É recomendado comprar com antecedência.
- Crianças de até 3 anos entram gratuitamente.
- Crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos pagam 9 euros on-line e 14 euros presencialmente.
- Para quem tem mais de 18 anos, o preço é de 20 euros on-line ou 25 euros presencialmente.
Grupos de turistas têm desconto.

Foto: Divulgação | Keukenhof
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.