Levanta a mão aquele que não sente um friozinho na barriga quando o avião começa a sacudir em pleno voo! Pensando nisso, vamos olhar neste artigo quais são as rotas mais turbulentas do mundo.
Turbulência
Antes de olharmos quais são as tais rotas mais turbulentas do mundo, vamos conferir o que causa a turbulência, ou o chacoalhar incessante do avião. Normalmente, a turbulência acontece quando há alguma mudança brusca no ar por onde o avião está passando.
Por exemplo, pode ser quando uma corrente de ar fria se choca com uma corrente de ar quente. Ou quanto duas correntes de dar colidem. Aliás, os que viajam constantemente entre Brasil e Europa já devem ter se dado conta que o cruzamento da linha do Equador é sempre acompanhada de alguma emoção! Isso se deve ao choque entre as correntes de ar dos hemisférios sul e norte no que é chamado de zona intertropical de convergência.
Por último, ao passar sobre grandes formações rochosas no solo, os aviões também tendem a sacudir. Isso acontece porque o vento, ao bater nessas formações, é direcionado para cima. Quem já foi para Santiago do Chile sabe muito bem do que estou falando! Temos ainda as clássicas situações de tempestades e nuvens de chuva que também fazem os aviões balançar.
As Rotas Mais Turbulentas do Mundo
Veja abaixo alguns exemplos das rotas mais turbulentas do mundo. Embora eu esteja usando alguns exemplos específicos em alguns casos, quaisquer voos ligando estas regiões estará sujeito à turbulência.
Europa – América do Norte
A constante turbulência nessa região se deve às correntes de ar que dominam o Atlântico Norte. E aparentemente, com o aquecimento global a situação tende a piorar. Melhor apertar os cintos!
Leste Asiático – Estados Unidos
Aqui aqui acredita-se que o grande problema é sobrevoar o Japão. Os tufões e os fortes ventos durante o inverno japonês são a causa de tanta turbulência
Qualquer Lugar – Cingapura
Não importa qual seja a origem do seu voo. Chegar em Cingapura pode trazer emoções extras, além daquela de conhecer um dos aeroportos mais bonitos do mundo, claro!
Sua proximidade à linha do Equador e as monções tornam a aproximação e aterrissagem um momento de desconforto para aqueles que têm pavor de turbulência.
Europa – Brasil
Nos voos noturnos com destino ao Brasil, por exemplo, você irá perceber que o avião irá sacudir no meio da madrugada. No verão do hemisfério sul a situação fica ainda pior devido às tempestades tropicais.
Vale notar que o mesmo se aplica ao viajar da América do Sul para a América do Norte.
Qualquer Lugar – Hong Kong
Assim como Cingapura, chegar em Hong Kong trás emoções extras. As formações montanhosas nas proximidades do aeroporto são a causa de turbulências inesperadas que assustam muitos passageiros, principalmente os novatos nessa rota.
Outras Rotas Turbulentas
Além das rotas mencionadas acima, atravessar a Cordilheira dos Andes ou os Himalaias também causam turbulência.
Tome Nota
Ao escrever o artigo eu me peguei pensando na pior turbulência que já experimentei a bordo. Para minha própria surpresa, não foi em nenhuma destas rotas, mas nas asas da finada Rio Sul num voo entre Porto Alegre e Londrina. Os ventos fortes e as nuvens fizeram o avião sacudir a viagem toda, inclusive levando ao chão uma comissária o trolley de café da manhã.
Compartilhe conosco o seu pior voo em termos de turbulência!
Se você quiser saber quais os melhores assentos no avião para minimizar os efeitos da turbulência, leia este artigo.
HT: Simple Flying
Atenção: Esse artigo foi originalmente publicado em outubro de 2020 e atualizado em outubro de 2021.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias em nosso site, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.