A TAP anunciou que baterá recorde de voos semanais para o Brasil na temporada de final de março a início de setembro deste ano, operando 91 voos semanais. Na mesma época em 2023 foram 81 voos.
A TAP é a segunda maior empresa em operação de voos internacionais para o Brasil, mas segundo o presidente da empresa, Luis Rodrigues esse número não deverá aumentar, já que a empresa está em reestruturação em não pode adquirir novas aeronaves para sua frota até 2025.
As declarações foram dadas pelo presidente da empresa que está em visita a unidades da TAP no Brasil, para o jornal Valor Econômico. Na ocasião Luis Rodrigues informou que a frota atual de 98 aviões em operação não poderá crescer até o final de 2025 e que as entregas previstas de novas aeronaves serão para substituir aviões antigos. Isso acontece devido a uma condição para que a Comissão Europeia aprovasse, em 2021, o plano de reestruturação que possibilitou a injeção de € 3,5 bilhões na empresa.
O Brasil representa hoje 30% do faturamento da TAP e o recorde de voos para o Brasil se justifica, segundo seu presidente toda a capacidade de crescimento da empresa é concentrada aqui. Os números da empresa no Brasil mostram o motivo do foco no nosso país, apenas nas rotas brasileiras, a empresa transportou 1,920 milhões de passageiros em todo o ano de 2023, um aumento de 10% em relação a 2022. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, em 2023 a TAP respondeu por 10,6% da demanda por voos internacionais, atrás da Latam com 21,6%.
A TAP está em processo de privatização e espera-se que após a eleição para o cargo de primeiro-ministro de Portugal em 10 de março as negociações sejam retomadas. O governo anterior havia autorizando a venda de 51% da TAP. O candidato Pedro Nuno Santos que tem sido apontado como favorito já demonstrou ser favorável à entrada da iniciativa privada, mas com o estado mantendo o controle da companhia. Grupos como Air France/KLM e Lufthansa já demonstraram interesse em adquirir a companhia aérea portuguesa.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.