A TAP Air Portugal anunciou que Curitiba poderá se tornar seu próximo destino no Brasil a partir de 2026, marcando sua 14ª cidade atendida no país, enquanto projeta um aumento de até 5% no número de passageiros brasileiros em 2025. A companhia também destacou os bons resultados das rotas para Belém e Manaus, e reforçou seu compromisso com o mercado nacional, impulsionado pelo codeshare com a Turkish Airlines e pelo lançamento antecipado da rota Florianópolis – Lisboa.
Depois de anunciar um novo acordo de codeshare com a Turkish Airlines que aumentará a quantidade de conexões para o Brasil, a TAP Air Portugal divulgou seus novos planos para o país: Curitiba como uma possível rota a ser implementada e o aumento de 5% do número de passageiros brasileiros. Essas informações foram passadas por Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, durante o evento WTM Latin America, acontecido em São Paulo no mês de abril.
A cidade de Curitiba foi apontada como um potencial novo destino a ser atendido pela TAP no Brasil, o que representaria ser a décima quarta cidade do país a ter voos diretos para Portugal. Atualmente a companhia opera 15 rotas em 13 capitais brasileiras, com uma média de 102 voos por semana.
“De todos os pontos do Brasil que nós ainda não atendemos, o mais importante é Curitiba. Pela pujança do estado do Paraná, pelos nossos dados.
Nós hoje não podemos operar em Curitiba por uma questão de equipamento, de pista. Mas acreditamos muito no potencial. Nós estamos muito bem servidos com 13 cidades, mas acredito num potencial impressionante do Brasil. E Curitiba é, sim, uma prioridade. Só não operamos ainda por questões técnicas e de frota. Mas, a partir de 2026, com a expansão prevista, ela pode se tornar uma realidade”, declarou Carlos Antunes.
O diretor também realços os números positivos alcançados no último ano pela empresa, quando ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 2 milhões de passageiros transportados entre Brasil e Portugal em apenas um ano.
“Foi a primeira vez que isso aconteceu. A gente achou que isso acontecer em 2023, mas foi agora”, celebrou Antunes.
A expectativa da companhia é que esse número continue crescendo em 2025, alcançando um crescimento entre 4 e 5%. Para tal, algumas estratégias serão utilizadas, como a antecipação do lançamento da rota entre Florianópolis e Lisboa, única rota direta conectando o estado de Santa Catarina com a Europa.
Outra rota celebrada foi o retorno da Manaus-Lisboa, que juntamente com Belém, apresentaram resultados além dos esperados pela companhia. Segundo o executivo, a taxa de ocupação tem sido acima de 85%, com metade dos passageiros desembarcando em Belém e a outra metade em Manaus.
Alto Potencial Brasileiro para a TAP
O executivo também falou sobre o potencial brasileiro e a possibilidade de expansão no número de estrangeiros, especialmente em rotas nordestinas por todo o apelo turístico. Atualmente, 65% dos passageiros que embarcam no Brasil possuem origem no próprio país.
“Rotas como as do Nordeste deveriam ter proporções de 50-50 ou até 60-40 entre passageiros locais e estrangeiros. O Brasil tem atrativos únicos no mundo: sol, praia, cultura, gastronomia, ecoturismo, esporte, cânions, chapadas. Nós fazemos a nossa parte de promover as rotas na Europa, mas a promoção local é fundamental”, argumenta Carlos Antunes.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.