Boa notícia para os fãs de trilhas e aventuras que conectam com a natureza. O Parque Nacional do Superagui, localizado na ilha de mesmo nome, inaugurou a primeira trilha contemplando ciclistas e caminhantes. O parque, que fica no Paraná, abriu seu primeiro atrativo turístico oficial depois de 36 anos.
A Trilha do Ararapira tem 15 km e faz parte da Travessia do Superagui, um percurso de 40 km que liga o norte e o sul da ilha. Para facilitar a passagem em áreas alagadas e terrenos delicados, foram construídas sete pontes suspensas e uma passarela de 50 metros. Todas as construções seguiram de acordo com os padrões de sinalização da RedeTrilhas.
Trilha que conecta você à biodiversidade
Com o Parque Superagui abrindo trilha para ciclistas e caminhantes, ficou mais fácil contemplar a beleza natural e, principalmente, os animais. O percurso passa por manguezais, matas densas e restingas, oferecendo uma imersão nos ecossistemas preservados.
Além do mais, pelo caminho, é possível ver espécies raras, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa. Na região de Ararapira, os guarás chamam atenção com sua plumagem vermelha. Por fim, essa proximidade controlada ajuda a valorizar e proteger a natureza, algo que tem sido pauta e ganhado bastante destaque nos últimos anos.
Inclusive, no tocante a este tema, o ICMBio se manifestou acerca do turismo excessivo e de como ele pode ser prejudicial à preservação da natureza. Mais recentemente, o órgão federal acendeu o alerta para o número de visitantes nos Lençóis Maranhenses, que, devido ao grande fluxo de turistas, tem causado problemas relacionados ao solo e à fauna local.
🔗 Leia mais: Lençóis Maranhenses podem ter visitação limitada
Impacto na comunidade
A iniciativa, coordenada pelo ICMBio e com apoio de parceiros, coloca o turismo comunitário no foco da conservação. A trilha passa por vilas tradicionais, ajudando a economia local com guias e pousadas. A ideia, mais do que funcionar como um passeio, é aproximar os visitantes dos saberes locais e promover o desenvolvimento sustentável.
Um morador chegou a comentar sobre o impacto dessa nova trilha, sendo, segundo ele, necessária não apenas como uma opção de turismo, mas principalmente como uma forma de valorização, em que toda a região sai ganhando.
Por fim, o diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), Pedro da Cunha e Menezes, comentou sobre a importância e a grandiosidade do projeto, destacando a participação de diversas partes envolvidas.
“O que vocês estão fazendo aqui é soma, está a comunidade, o município, a sociedade civil, a universidade e a iniciativa privada. Vamos gerar pertencimento, conservação e desenvolvimento, porque a trilha é linda, e o engajamento dos comunitários é muito bonito de ver.”
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




