O Grupo Abra, controlador da GOL Linhas Aéreas e da Avianca, anunciou na última segunda-feira um acordo para adquirir a companhia aérea chilena SKY Airline. A operação, que ainda depende de aprovação regulatória, representa mais um passo na expansão do grupo pela América do Sul.
Expansão na América Latina
Segundo comunicado oficial, o objetivo do acordo é fortalecer a conectividade aérea da região.
“A SKY é uma companhia com a qual compartilhamos o mesmo propósito: o acesso ao transporte aéreo como prioridade. Agregar a aérea ao grupo permitirá continuar fortalecendo o mercado aéreo da região”, destacou Adrian Neuhauser, CEO do Grupo Abra.
Durante o processo de documentação e análise pelas autoridades, as companhias manterão total independência operacional.
“As companhias aéreas conservarão seus processos internos e externos, assim como os canais de vendas próprios e serviços de atendimento ao cliente, tal como são conhecidos hoje em dia”, afirmou o grupo.
Ao final da transação, a propriedade da SKY será consolidada sob o Abra, e os atuais acionistas majoritários da aérea chilena passarão a deter uma participação minoritária no conglomerado. A SKY manterá sua marca, cultura e equipe, com Holger Paulmann permanecendo como presidente do conselho administrativo.
Consolidação e concorrência com a LATAM
O movimento não é exatamente inesperado. O Grupo Abra já possuía participação minoritária na SKY e, agora, reforça sua presença na América do Sul – especialmente em um mercado dominado pela LATAM Airlines, cuja sede está em Santiago e que detém mais de 60% do tráfego aéreo no Chile.
Com a incorporação da SKY, o Grupo Abra passa a estar presente em quatro países: Brasil (GOL), Colômbia (Avianca), Chile (SKY) e Espanha (Wamos Air). O grupo soma uma frota de mais de 300 aeronaves e cobre 140 destinos em mais de 25 países, transportando anualmente cerca de 70 milhões de passageiros.
Novas oportunidades para a GOL
A entrada da SKY no Grupo Abra pode abrir caminho para a retomada das operações da GOL no Chile. Após concluir seu processo de recuperação judicial, a companhia brasileira anunciou planos de voar novamente para todos os países da América do Sul. Atualmente, faltam apenas Equador, Peru e Chile para completar a malha regional.
Uma parceria em formato de codeshare entre GOL e SKY poderia oferecer conectividade ampliada entre os dois mercados. Nesse modelo, cada empresa comercializa passagens de voos operados pela outra, permitindo ao passageiro maior alcance de destinos e horários.
A SKY opera cerca de 15 destinos domésticos no Chile e voos internacionais para Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador), Argentina, Uruguai e Peru – rotas que poderiam reforçar a integração da malha do Grupo Abra.
Abra cria empresa de leasing no Chile
O anúncio da aquisição ocorre apenas um mês após outra movimentação estratégica do Grupo Abra: a criação da empresa NG Servicios Aéreos, com sede em Santiago. A nova companhia atuará no segmento de fretamentos e leasing do tipo ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance e Insurance), modelo em que uma aérea fornece aeronaves, tripulação e manutenção a outras empresas.
Os aviões da NG poderão ser utilizados pelas companhias do grupo – GOL, Avianca, SKY e Wamos Air – em voos sazonais, operações de verão e fretamentos especiais, ampliando a flexibilidade operacional do conglomerado.
Para Saber Mais
Para conferir os últimos vídeos do canal do Pontos pra Voar no YouTube, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




