O Sicredi, maior cooperativa financeira do Brasil, planeja abrir 50 novas agências em Minas Gerais em 2025, com foco em regiões como Sul, Norte, Leste e Central do estado. A expansão ocorre em meio ao crescimento de 1 milhão de associados por ano e à popularidade crescente de cartões como o Sicredi Mastercard Black entre viajantes, graças a benefícios mais claros e competitivos em comparação aos grandes bancos.
Atenção mineiros e fãs dos cartões de créditos de cooperativas. O Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, anunciou planos para inaugurar mais 50 agências em Minas Gerais apenas no ano de 2025. A informação foi dada por Márcio Port, presidente do Conselho de Administração da Central Sul/Sudeste, no final de fevereiro.
Entre as novas unidades, quatro devem ser na região metropolitana de Belo Horizonte, duas delas na própria capital. Atualmente a região possui 24 agências e 33 mil associados.
“O foco será nas regiões Sul, Norte, Leste e Central. Hoje estamos presentes em 27% dos municípios de Minas Gerais”, declarou Márcio Port.
O movimento é o contrário ao de grandes bancos, que estão reduzindo sua presença física em várias regiões do país. Em 2024, o Sicredi inaugurou 207 novos pontos de atendimento em todo o país, sendo 65 deles no estado de Minas Gerais (31% do total), elevando a região à quarta posição em número de municípios atendidos. A liderança ainda é do Rio Grande do Sul, seguido por Paraná e São Paulo.
“A quantidade de associados vem crescendo nos últimos dois anos na casa de 1 milhão por ano.informou Márcio Port.
A decisão de expansão para Minas Gerais aconteceu em 2015, quando o Sicredi optou pela presença nacional. Em 2017, com uma incursão por Minas, lançaram a unidade de Lavras, passando para 250 mil associados em 2023 e encerrando o ano seguinte com 400 mil.
Apesar da instituição ser a segunda maior financiadora do agronegócio no país e ter um desempenho estável com resultado líquido de R$ 6,7 bilhões no ano de 2024 (e R$ 6,9 bilhões em 2023), o executivo indica o desconhecimento do modelo de atuação de uma instituição financeira cooperativa pelo público geral como um grande desafio para o segmento como um todo.
“Temos os mesmos produtos e serviços de um banco”, conclui Márcio Port.
Os cartões de cooperativas financeiras como o Sicredi cresceram de maneira acelerada na preferência dos viajantes e milheiros em razão dos benefícios oferecidos.
Com a limitação de acessos a salas vip ou falta de clareza sobre os critérios de isenção de anuidade das ofertas dos grandes bancos, opções como o Sicredi Mastercard Black acabaram se destacando, inclusive disputando contra grandes nomes do mercado.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.