Viajar é bom e todo mundo gosta, mas passar por perrengue nunca está nos planos e, por isso, hoje vamos compartilhar com vocês algumas dicas de segurança para viagem.
Aqui você encontra:
Dicas de Segurança para Viagem
A ideia desse artigo surgiu depois da minha última viagem para a Europa, onde tentaram roubar os documentos de uma pessoa que estava viajando comigo. Pode parecer bobeira, só que isso aconteceu em plena luz do dia em um dos lugares mais movimentados de Madri (na praça Puerta Del Sol).
Além desse episódio, recentemente duas brasileiras foram presas ao entrar na Europa porque trocaram as etiquetas de suas malas. E também neste ano, um colega teve todos os documentos e computador roubados no metrô, ao ajudar uma pessoa que passava na frente dele (e, na verdade, essa pessoa fazia parte do golpe).
Os mais diversos tipos de golpes estão acontecendo por aí, então é muito importante se manter atento. Na minha opinião, dicas de segurança para viagem nunca são demais!
Cuidados com a Bagagem
Identificação
Tenho certeza que a maioria das pessoas conhece muito bem sua mala e não tem dificuldade em reconhece-la, mas as fitas de identificação e as capas bem chamativas não têm somente o objetivo de te mostrar a mala de longe na esteira.
Você já parou para pensar que golpistas vão dar preferência para malas mais discretas? Acho muito difícil alguém pegar uma mala toda colorida e sair andando pelo aeroporto sem que o dono perceba à distância.
Eu costumo usar uma fita de cor bem chamativa, que contrasta com a cor da minha mala. Isso me ajuda a identifica-la de longe e me faz pensar que alguém vai procurar uma mala mais discreta para mexer. Você pode encontrar facilmente essas fitas e capas para comprar pela internet (a minha inclusive é personalizada).
Dica extra: eu coloco a fita por dentro da capa, porque minha fita tem um fecho fácil de tirar.
Embalagem da Mala
Se você acha que um cadeado é suficiente para proteger sua mala, essa parte do texto também é pra você! Qualquer objeto pontiagudo é capaz de abrir um zíper facilmente, e é por isso que sugiro a você pensar na embalagem mesmo se sua bagagem tem trava com senha ou cadeado.
Sempre achei aqueles serviços de proteção de mala com um preço absurdo no aeroporto, e nunca tive coragem de colocar. Então, quando fui fazer minha primeira viagem internacional, tive medo de mexerem na minha bagagem e fiquei pensando em estratégias e foi quando tive a ideia de usar plástico filme e fita adesiva. Obviamente, essa não é a opção mais bonita e prática, mas deu pra quebrar o galho.
Algumas pessoas me perguntam porque fazer tudo isso, já que os órgãos fiscalizadores podem abrir a mala em qualquer momento, e eu vou explicar para vocês: o objetivo não é fazer com quem ninguém mexa na mala, mas sim dificultar a vida das pessoas que querem mexer por maldade. Tenho certeza que golpistas darão preferência para malas que tiverem mais acessíveis.
Conferência e Registro
Mala feita, identificada e embalada, agora é só despachar… Mas antes não esqueça de conferir a etiqueta! É no momento do despacho que você precisa verificar se a etiqueta da sua bagagem está com seu nome, seu destino final e o peso que você viu na balança.
Aliás, sempre que o atendente pesa minha mala eu faço uma foto da balança, mostrando a mala e o peso.
E, de verdade, não deixe de conferir seu nome! Nunca vi alguém conferindo as etiquetas de bagagem na retirada da esteira, mas já vi muita mala saindo do avião porque estava com etiqueta de outra pessoa e essa pessoa não havia embarcado.
Rastreamento
Nem todo mundo tem acesso mas, se você puder, coloque uma AirTag na sua mala e assim você poderá acompanha-la durante a viagem, até ela chegar até você novamente. Além de colaborar com a segurança, em caso de extravio você consegue identificar onde a mala foi parar.
Aqui você pode ler o nosso artigo que fala sobre as diferentes tags de rastreamento de bagagem disponíveis atualmente.
Cuidados com Bolsas e Documentos
Tenha em seu celular cópia dos seus documentos e evite andar com os originais na mão, não deixe eles à mostra ou em bolsos rasos de onde eles possam cair. Se possível, use uma doleira por baixo da roupa para guardar os documentos e grandes quantias de dinheiro. Se usar bolsas ou colocar pertences nos bolsos procure usar sempre à frente do corpo.
Não pense que em países desenvolvidos não ocorrem assaltos ou golpes, especialmente em lugares muito movimentados e cheio de turistas.
Tenha muito cuidado ao auxiliar pessoas que te pedem ajuda nos lugares super movimentados (como aeroportos, estações de trem e pontos turísticos muito cheios). Fique atento a pessoas bem vestidas e que vão chegando muito perto.
Por fim, lembre-se que o intuito desse artigo não é amedrontar, mas sim, alertar. O golpe acontece com quem está desatento!
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.