Salvador terá voos diretos para a cidade de Cotonou, no Benin, na África, a partir de 2025. O acordo foi oficializado na última sexta-feira (13), quando o Governo da Bahia e a República do Benin assinaram um protocolo de cooperação para promover o intercâmbio turístico e comercial entre os dois destinos.
A assinatura do protocolo, que ocorreu na sede da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em Salvador, resulta de conversas iniciadas em maio deste ano. O principal destaque é a criação do voo direto, que ligará a capital baiana à cidade beninense, promovendo o fortalecimento de laços históricos e culturais entre as duas regiões.
Promoção Turística e Desenvolvimento Econômico
O acordo prevê uma série de ações voltadas para a promoção turística recíproca, envolvendo operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas da Bahia e do Benin. Além disso, a ideia é criar um maior conhecimento sobre os atrativos dos dois territórios, facilitando novas oportunidades de negócios e fomentando o desenvolvimento socioeconômico das regiões.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar:
“O Governo do Estado dá mais um passo importante para o incremento do turismo internacional na Bahia. Vamos ampliar a visibilidade dos atrativos baianos no Benin, fomentando o desejo por viagens, que conferirão viabilidade à oferta da rota aérea, inicialmente, com voos fretados por operadoras turísticas da África. Estamos confiantes que essa parceria será exitosa”.
Relações Culturais e Históricas
O embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre os dois países, lembrando os laços históricos que unem a Bahia ao Benin, especialmente por meio da influência cultural trazida pelos beninenses durante o período da escravidão.
“Benin se preparou para o turismo, investindo em infraestrutura, e quer estimular o intercâmbio entre a África e a Bahia, devido à história dos beninenses nesse estado e aos traços culturais que o nosso povo deixou aqui, durante a escravidão, influenciando a religiosidade, a gastronomia e a musicalidade baianas”, afirmou Vignon.
Perspectivas para o Futuro
A parceria também conta com o apoio do Salvador Bahia Airport, cuja equipe de marketing e negócios está envolvida na captação do novo voo. O gerente de marketing do aeroporto, Marcus Campos, destacou a importância de promover os destinos.
Além disso, segundo ele, primeiro é necessário que haja demanda suficiente para que, após os voos fretados, uma linha aérea regular entre Cotonou e Salvador possa se tornar realidade.
Com informações do portal Panrotas
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.