Turismo 60+ inclui viagens de até quatro dias para destinos do Estado de São Paulo, que devem ser organizadas por prefeituras e organizações sociais. Estado diz que realizou capacitação para profissionais do setor receberam público-alvo.
O Governo de São Paulo lançou um novo programa de turismo voltado à população com mais de 60 anos. O Turismo 60+ promove viagens gratuitas de até quatro dias de duração por destinos do Estado, incluindo serviços de alimentação, hospedagem, passeios, seguro-viagem, guia e um kit viagem — com camiseta, squeeze/garrafinha para hidratação e viseira.
De acordo com o Estado, prefeituras e organizações sociais devem solicitar as viagens gratuitas a partir de janeiro de 2026, por meio de uma plataforma específica do programa. Os municípios e organizadores dos grupos de viagem devem fornecer transporte como contrapartida.
As pessoas físicas que tiverem interesse nas viagens devem procurar a administração da cidade onde moram. Cada grupo deve ter, no mínimo, 30 pessoas.
“O Estado tem destinos no interior e no litoral que proporcionam conforto e experiências de qualidade ao público sênior, que cresce tanto em São Paulo quanto no restante do país. Por isso lançamos o Turismo 60+, para incluir e levar os viajantes maduros a conhecer as maravilhas do Estado”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
O lançamento do Turismo 60+, do governo do Estado de São Paulo, ocorreu em Águas de Lindóia, cidade a cerca de 150 km da capital paulista, que faz parte do Circuito das Águas Paulista e foi destino dos primeiros grupos de viajantes beneficiados pela gratuidade. Eles saíram de Santa Lúcia, Tabapuã e da cidade de São Paulo.
Simultaneamente, outros grupos de São Paulo, de Estiva Gerbi e de Presidente Epitácio viajaram para Caraguatatuba e Mongaguá, no litoral.
Quem São os Viajantes 60+
Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-SP) citada pelo Governo de São Paulo, os viajantes com mais de 60 anos de idade passaram a realizar até três viagens por ano.
Com mais independência financeira e qualidade de vida, a “geração prateada”, como é chamada, tem um perfil variado de turismo. Para melhor atendê-los, a Secretaria de Turismo passou a fazer capacitação específica dos profissionais e operadores do setor. Mais de 850 profissionais do turismo já participaram do RoadShow 60+ São Paulo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que, até 2030, a população idosa deverá ultrapassar a jovem – então vão representar o segmento mais numeroso da pirâmide etária no Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





