A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, pretende desenvolver o maior complexo turístico sobre o mar de todo o território nacional. O ambicioso plano do Santos + Vivo, que será feito com capital exclusivamente privado em montante chegando a R$ 1,2 bilhão, incluirá terminal para cruzeiros, shopping, hotel, centro de negócios e uma marina.
A expectativa é que toda a estrutura chegue a 294 mil metros quadrados suspensos sobre as águas da Ponta da Praia.
O projeto foi desenvolvido e liderados por dois empresários, Bayard Umbuzeiro Filho e Bayard Umbuzeiro Neto e tem como objetivo colocar a cidade no radar dos principais destinos turísticos de alto padrão internacionalmente. O plano prevê uma espécie de revolução urbana que impactará positivamente a economia regional, as operações no Porto de Santos e a balneabilidade.
“O projeto não é só turístico, ele também resolve gargalos antigos da cidade, como a erosão na Ponta da Praia e o conflito entre o porto e o turismo”, declarou Bayard Umbuzeiro Neto, CEO da Transbrasa.
A previsão de início das obras do complexo turístico de Santos sobre o mar é para os próximos anos, com um processo de licenciamento que deve durar até dois anos. A expectativa é que o Santos + Vivo opere durante todo o ano, sem depender da temporada de cruzeiros na costa brasileira. O planejamento inclui três berços exclusivos para navios de passageiros, o que ajudaria muito a desafogar a região para utilizar o potencial para embarcações de carga.

Santos + Vivo (Divulgação)
O Mercado de Cruzeiros no Mundo
O Brasil busca a expansão e o reposicionamento no mercado global de cruzeiros que hoje projeta alta de US$ 16,7 bilhões até o ano de 2031. Apenas no ano de 2023 foram 31,7 milhões de pessoas embarcando em cruzeiros em algum lugar do mundo, com previsão de dobrar esse montante na próxima década.
“O Santos + Vivo prepara a cidade para esse crescimento. Em vez de competir com o futuro terminal do Valongo, ele complementa. Santos vai precisar dos dois”, comentou Bayard Umbuzeiro Filho.
Planos para a Infraestrutura do Santos + Vivo
O projeto do complexo turístico sobre o mar busca resolver alguns desafios do espaço em Santos. Um deles é a instalação de estruturas de proteção das praias em relação às fortes ondas, além de aumentar a faixa de praia com uma maior quantidade de areia. Uma barreira física é planejada para ajudar na melhoria da qualidade da água, o que deixaria a mesma mais indicada para o banho de turistas e locais.
A inspiração do projeto é de grandes cidades internacionais como Miami (Estados Unidos), Barcelona (Espanha) e Sydney (Austrália), que possuem estruturas que integram cidade, mar e porto.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




