A 8ª edição do Salão Nacional do Turismo ocorreu na última semana, dia 08 de agosto, no Rio Centro. Foram diversos temas e assuntos discutidos nos diferentes dias do evento, incluindo políticas públicas e investimentos do Governo Federal para o setor do turismo brasileiro.
Em destaque, os Estados brasileiros e o Distrito Federal promoveram seus principais atrativos e destinos turísticos. Neste post, a nossa ideia é trazer um pouco para você leitor do que rolou no evento e foi apresentado por cada Estado e região do país.
Dividido por regiões, o evento proporcionou aos seus participantes uma verdadeira viagem de norte a sul do Brasil. Foram apresentados roteiros e destinos turísticos, além da cultura e gastronomia de diferentes estados e regiões. Confirma abaixo, o resumo de alguns destaques, por região:
Aqui você encontra:
Região Sudeste
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, como não poderia ser diferente, destacou a “Experiência no Mar”. Como principais atrativos e destinos foram contempladas as regiões da Costa do Sol (também conhecida como Região dos Lagos, abrange municípios como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema) Costa Verde (também conhecida como Região Sul, inclui cidades como Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba) e região Metropolitana, todas com foco no turismo ao melhor estilo Praia e Sol. Destaques para as atividades aquáticas, como a prática do surf, e a observação da vida marinha, especialmente de baleias.
São Paulo
São Paulo trouxe para o evento uma experiência de realidade virtual que possibilitou aos visitantes conhecer o turismo de observação de aves e muriquis na Mantiqueira Paulista e em São José dos Campos. Foram destaques a flora e fauna da região. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e o artesanato das regiões.
Minas Gerais
Minas Gerais apresentou a Rota Turística das Artes, experiência que oferece uma riqueza e diversidade cultural da região, incluindo visitas ao Circuito Liberdade (Palácio da Liberdade e Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau), ao Destino Veredas (Inhotim e Brumadinho), com destaque para atividades envolvendo a arte em cerâmica.
Espírito Santo
O Espírito Santo trouxe uma experiência única com degustações às cegas de cervejas artesanais das Montanhas Capixabas. Além disso, destacou outra bebida, o café, com oferta de experiências baristas e de apreciação de cafés regionais.
Região Nordeste
Alagoas
Alagoas destacou a Rota da Cachaça, uma imersão que leva os visitantes a explorar cinco renomadas cachaçarias no agreste do estado: Engenho Caraçuipe, Gogó da Ema, Brejo dos Bois, Engenho Coração da Mata e Taverna Beer. A experiência oferece uma visão profunda da história e cultura dos alambiques locais.
Bahia
A Bahia deu destaque para a Estrada do Chocolate, uma atração que leva os visitantes pelos municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau. Essa viagem oferece uma experiência completa, desde o cultivo do cacau até a produção do chocolate, permitindo um mergulho na cultura e história do cacau cabruca e do chocolate da região sul do estado.
Maranhão
O Maranhão trouxe seu destino mais conhecido e recentemente, inclusive, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, os Lençóis Maranhenses. Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar virtualmente a região, utilizando do mesmo recurso trazido por São Paulo, a realidade virtual. Foram destaques as impressionantes dunas de areia branca e lagoas cristalinas que ocupam os 155 mil hectares na costa atlântica do estado.
Paraíba
A Paraíba revelou Cabeceiras, a “Roliúde Nordestina”, como denominado em razão de ter sido cenário de diversos filmes, como por exemplo, “O Auto da Compadecida”. Além disso, foi destaque uma grande atração da cidade que é a Festa do Bode Rei, evento que promove anualmente a caprinovinocultura, trazendo mostras da cultura local, artesanato e folclore.
Piauí
O Piauí apresentou no evento o Parque Nacional da Serra da Capivara, na região de São Raimundo Nonato, no Sul do estado. O local é considerado um dos maiores sítios arqueológicos do mundo. Virtualmente, os visitantes foram convidados a conhecer a natureza da região e, também, apreciar um pouco da arte em cerâmica produzida no local.
Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte apresentou suas tradições, cultura e culinária de origem indígena Potiguara. As comunidades do Katu, na região do município de Canguaretama. Esteve presente durante o evento o cacique Luiz Katu, uma das lideranças indígenas no país. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e entrar em contato com o artesanato, chás e comidas típicas indígenas.
Sergipe
Sergipe oportunizou aos visitantes conhecer mais da maior festa junina do estado, o Arraiá do Povo, celebrado em Aracaju. Ainda, durante o evento, foram expostos vestimentas típicas juninas, uma réplica do Barco de Fogo, comidas típicas e a vibrante cultura do São João sergipano.
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
O Distrito Federal trouxe a experiência “Pedalando estilo Eduardo e Mônica”, inspirada na canção de Renato Russo. A atração inclui um painel fotográfico dos ipês e do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com uma bicicleta que gera energia para acender o painel de demonstração. Além disso, outra experiência trazida pela região foi os “Vinhos do Cerrado”, onde os visitantes tiveram a oportunidade de degustar vinhos produzidos na região do cerrado, em um cenário que remete à Rota do Vinho.
Goiás
Goiás apresentou a experiência relaxante das águas termais de Caldas Novas e Rio Quente. Foram destacados, por meio de simulações, os ambientes e piscinas de lazer das regiões. Além disso, a experiência “Cristaline-se” revelou um pouco dos benefícios das terapias com cristais lemurianos e a simulação de um garimpo, complementada com brindes de cristais do município de Cristalina.
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul promoveu sua cultura através do artesanato, design, gastronomia, e das manifestações culturais, com destaque para o Pantanal e suas lendas indígenas. Foram apresentadas danças e cortejos folclóricos da região, como o “Arraial do Banho de São João” em Corumbá.
Região Sul
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul teve um desafio especial: mostrar que o Estado está pronto para receber e acolher novamente o turismo, significativamente impactado pelas enchentes de maio deste ano. Com o tema Espiritualidade e Conexão, destacou-se o Cristo Protetor em Encantado, as águas termais e pedras preciosas de Ametista do Sul. Além disso, o turismo de aventura também se fez presente, com a apresentação das atividades de balonismo em Torres, o rafting em Três Coroas e as tirolesas gaúchas. Por fim, em outro extremo do Estado, retomou-se a história missionária com a valorização Jesuíta na região das Missões.
Santa Catarina
Santa Catarina, bem que poderia ter ficado também no turismo Praia e Sol, como o Rio de Janeiro. Porém, o Estado trouxe muito presente seu Turismo Rural, com experiências na Rota do Grande Oeste, vinhos de altitude, cachaças, queijos e doces artesanais. A tendência do Ecoturismo não ficou restrita somente a Rota, tendo sido destacado o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, a Rota da Baleia Franca e a Rota Caminho dos Canyons.
Com informações do portal Panrotas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.