Sabe aquele destino que a gente vai, sem muitas expectativas mas quando chega, descobre que está no paraíso? Pois é, esse será o tema da nossa coluna Sala VIP PPV, que após um tempo de férias, está de volta.
Vamos conferir o que nossos editores tem para nos contar!
Fernanda Faccio
Em 2017 fui para Indonésia, mais precisamente para Bali. Até era um destino que eu queria conhecer, mas não fazia muita questão. Sempre que eu via as fotos, achava bonito, mas as praias de Bali não chamam tanta atenção tendo a Tailândia e as Filipinas como vizinhas.
Chegando em Bali, já pude sentir o que me esperaria nos próximos dias. Que energia tem aquele lugar. Primeiro que as pessoas estão sempre sorrindo. Nos hotéis que ficávamos, os funcionários sempre sorridentes e muito gentis.
As atrações turísticas como templos e terraços de arroz eram coisas que nunca tinha visto antes. Curtimos nossos dias em Bali de scooter, andávamos por tudo. A cidade tem uma energia incrível.
Voltamos de lá maravilhados e querendo voltar. Se eu pudesse definir Bali em uma frase seria: “É impossível ser infeliz em Bali”.
Henrique Portanova
Apesar de ser um destino em relação ao qual eu já tinha altas expectativas, não tenho dúvidas de que o Japão, mais precisamente Tóquio, foi o que mais me surpreendeu.
Fui, a primeira vez, no início de 2020, quando, inclusive, a imprensa mundial já noticiava os primeiros casos de COVID na China. Neste oportunidade ficamos cerca de uma semana conhecendo a capital Tóquio, oportunidade na qual visitamos os principais pontos e fomos, inclusive, à Disney.
Posteriormente, retornei no segundo semestre de 2022 sozinho (na minha passagem pela volta ao mundo) e no início desse ano com a minha família.
Em todas as oportunidades fomos muito bem recebidos pela população local, com o respeito e educação característicos dos japoneses e, para completar, tive a oportunidade de rever uma amiga da época de colégio que nos levou para conhecer alguns lugares especiais na capital Tóquio.
A educação e organização da população local é incrível, bastando que você se desloque nos metrôs da cidade para perceber isso.
A cidade é linda também, e a cultura japonesa digna de tirar o chapéu.
Ainda este ano irei passar novamente por Tóquio, cidade que faço questão de incluir nas minhas voltas ao mundo (confesso que assim o faço também em razão das duas cias locais que eu amo viajar – a ANA e a JAL), e, mais próximo ao final do ano irei conhecer, com a minha família, as cidades de Osaka e Kyoto. Aos poucos pretendemos explorar ainda mais o lindo e sempre amável Japão, e recomendo fortemente que todos o façam, pois também irão se surpreender.
Laís Roani
Os Emirados Árabes, mais precisamente Dubai e Abu Dhabi, foram destinos que me surpreenderam bastante.
As diferenças culturais são enormes. Ao chegar no aeroporto você já se depara com muitos muçulmanos, obviamente. E não tem como não se sentir estranho, inicialmente, ao ver as pessoas com as suas vestimentas típicas e fazendo as orações no horário definido.
Isso é tão legal! Viajar também é entender que o mundo é um lugar diverso e que somos apenas um grão de areia no oceano.
Para além dessa diversidade cultural, os destinos também são incríveis. As mega construções de Dubai, a maravilhosa mesquita de Abu Dhabi e as paisagens em pleno deserto são de encher os olhos.
Estive lá em 2018 e sei que desde então muita coisa mudou, com novas construções, museus e atrações que só aumentam a vontade de voltar logo.
Bruna Zanoni
Em fevereiro desse ano tive a oportunidade de ir pela primeira vez para a Itália, mais especificamente para a região da Toscana. Fiz um roteiro de carro e visitei quase todas as cidades desse destino tão famoso. Num primeiro momento tudo parecia exatamente como eu esperava, aquela ideia de Itália que a gente estudou na escola ou viu em novelas da tv.
Ao fugir do padrão conhecido por todos, escolhendo estradinhas locais fora da rota turística, passei a me surpreender com cada detalhe… as paisagens das colinas toscanas, as casinhas dos produtores locais com jardins bem cuidados, e a massa italiana caseira de verdade, de um restaurante na beira da estrada, começaram a me surpreender além do esperado.
Entrar nos menores vilarejos e escolher um hotel aleatoriamente, ser recebido por um senhorzinho vestido com gravata borboleta, boina e que só fala a língua local, não tem preço! Especialmente na manhã seguinte ao descobrir que o café da manhã era preparado por sua esposa e os produtos são todos locais. Me senti dentro de um filme!
A capital é linda, os pontos turísticos tradicionais são incríveis e a comida é realmente muito boa… mas a oportunidade de vivenciar a realidade do interior, de ver as pessoas falando alto e gesticulando, de sentir a hospitalidade de uma família local, isso sim foi uma sensação de estar no paraíso.
Claudio
Sempre que tenho a oportunidade falo dessa viagem, que ainda foi uma das mais interessantes que fiz até hoje – Vietnã. Passei quase três semanas viajando pelo país e fui do Ho Chi Minh a Hanói.
Não é uma viagem fácil de se fazer, mas para quem gosta de explorar os destinos além do que fazem os “turistas”, deve incluir esse maravilhoso país asiático em sua lista de destinos a serem visitados. Os destaques, na minha opinião, ficam por conta da hospitalidade do povo vietnamita e alimentação, que definitivamente não é para todos os gostos.
Embora seja um pais distante do Brasil e chegar lá não é muito fácil, o lado positivo é que é tudo bem barato comparado com os preços de outros destinos turísticos. Você consegue, por exemplo, se hospedar em hotéis de luxo a valores que se pagaria em um hotel 3 ou 4 estrelas na Europa.
Fernanda Senna
O destino mais surpreendente que já visitei foi a China. Por ser um país de cultura tão diferente da nossa já tinha uma grande expectativa, mas fui surpreendida por vários aspectos. Foi a primeira vez que visitei um país asiático, e confesso que estar em um local onde não entendia nada ao andar pelas ruas me deu uma sensação de estar fora do planeta. Poucas pessoas falavam inglês e a insegurança que tive nos primeiros dias se transformou em um sentimento de estar em uma grande aventura nos dias seguintes.
Foram 45 dias na China em uma viagem que mesclou trabalho e turismo. Pequim estava se preparando para receber os Jogos Olimpicos e a população estava muito orgulhosa disso, as contruções dos locais onde seriam realizados os jogos estavam a pleno vapor.
Além de Pequim, visitei Xangai e Nanquim. Fiz alguns deslocamentos de ônibus e foram nesses trechos longe dos grandes centros que mais me surpreendi. A diferença cultural era gritante. Desde a alimentção que é bem diferente do que conhecemos de comida chinesa por aqui até as contruções, vestimentas e costumes. Experimentei iguarias que nunca imaginei que comeria um dia e confesso que algumas não foram boas experiências…
Foi um grande choque de cultura. Essa foi uma viagem que me tirou da minha zona de conforto e me transformou. Voltei com mais sede ainda de conhecer novos lugares e culturas.
Paulo Leo
O destino que mais me surpreendeu até hoje foi o Hawaii. Tanto que fui em fevereiro de 2022 por uma semana, em janeiro de 2023 voltei para ficar mais uma semana e já juntei pontos do programa Hilton Honors para ficar mais uma semana assim que possível.
Claro que esse sentimento é muito pessoal e varia de pessoa para pessoa, mas no meu caso, me agradou muito o fato do Estado americano no meio do Pacífico oferecer toda a estrutura e resorts das redes de hotéis americanas, com o misto perfeito de natureza, beleza natural, belíssimas praias e da cultura local.
Apesar de ser um destino mais distante para se visitar a partir do Brasil, temos visto com frequência resgates a partir de 20 mil milhas do programa AAdvantage do Brasil até o Hawaii, o que, para quem não faz tanta questão de voar em cabines premium ou viaja em família, como eu, é um excelente resgate.
Além disso, o conhecimento dos cartões de crédito e programas internacionais de hotéis nos traz muitas vantagens, para hospedagem com pontos desses programas, que na maioria das vezes oferecem a quinta noite grátis e isenção da taxa de resort para reservas com pontos, o que é fundamental em um destino caro como o Hawaii.
Fátima
A viagem que mais me marcou até aqui foi a que fiz pela Itália. Iniciamos em Verona e fomos até Roma.
Como minha expectativa era muito grande, tinha medo de acabar me frustrando. Mas aconteceu exatamente o oposto. Foi muito além do que eu imaginava!
Como já foi dito anteriormente, gostar ou não de um local é algo muito subjetivo. Ouvi recentemente de uma pessoa recém-chegada da Itália que achou os italianos muito grossos e mal-educados. Minha experiência, particularmente, não foi essa. Encontrei pessoas muito simpáticas e solícitas toda vez que precisava de ajuda.
Acertadamente alugamos um carro e fizemos nosso roteiro incluindo aquelas cidadezinhas lindas da Toscana. Ao total foram 14.
Aprendi muito com a cultura local. Pude ver em detalhes a história de um país que passou pelo domínio de vários povos. Uma cidade em especial me marcou: Civita di Bagnoregio. A uma distância de pouco mais de uma hora de Roma, essa cidade data da época dos etruscos. Simplesmente surreal!! Já escrevi até um artigo sobre ela.
A comida, então, nem se fale!!
Próximo plano agora é o sul, particularmente a Costa Amalfitana!
Privilégio demais poder viajar!!!
Rodrigo Biajoni
Difícil falar de outro destino quando se tem que escrever para o Sala VIP com os pés na areia no paraíso. Contrário ao povo sofisticado acima, meu destino é pra lá de brasileiro: Rota Ecológica dos Milagres. E olha que vim na época errada, mas as paisagens encantam ainda assim. Um carro, protetor e óculos escuros, tudo que você precisa para sair desbravando uma praia mais incrível que a outra. Independente de onde for a sua base, a facilidade de chegar em poucos minutos no outro destino badalado, além do povo pra lá de amável e preços convidativos, confesso que me surpreendi bastante. Não que eu já não esperasse muito antes de vir, mas foi o tipo de viagem que, mesmo com inúmeros perrengues (e foram muitos, nenhum culpa do destino, é claro), ficará marcado por muito tempo e com o desejo de retorno. Sete dias inesquecíveis e os cálculos iniciais para retornar na época para ver o azul perfeito nas praias.
Para Saber Mais
Para conferir outros artigos da série Sala VIP PPV, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.