Começou ontem, 10 de fevereiro, nas Bahamas, a Routes Americas 2025, um dos mais importantes eventos do setor aéreo no continente. Em sua 18ª edição, a conferência reunirá executivos das 90 principais companhias aéreas da América Latina, América do Norte e Caribe, além de representantes de 170 aeroportos e 40 autoridades de turismo, com o objetivo de desenvolver novas rotas, ampliar parcerias estratégicas e impulsionar a conectividade aérea na região.
Durante três dias, até 12 de fevereiro, mais de 3.000 reuniões estratégicas serão realizadas entre líderes de companhias aéreas, gestores aeroportuários e órgãos governamentais, focando na expansão da malha aérea e na modernização do setor. Empresas como Air Canada, Avianca, Aeroméxico, British Airways, Delta Air Lines, Emirates, JetBlue, LATAM Airlines e United Airlines estarão presentes.
A Routes Americas 2025 acontece em Nassau & Paradise Island, um dos principais destinos do Caribe, e tem como anfitriões a Nassau & Paradise Island Promotion Board, a Nassau Airport Development Company e o Ministério de Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas.
Destaques do Routes Americas 2025
Como destaques da programação da edição deste ano, a Routes Americas 2025 inclui painéis e apresentações com grandes líderes do setor. Entre os destaques estão Tracy Cooper, CEO da Bahamas Air, que apresentará a visão estratégica da companhia para o futuro Além disso, o evento conta com a presença de Jude Bricker, CEO da Sun Country Airlines, discutindo modelos inovadores da empresa no desenvolvimento de rotas. Ainda, Neil Chernoff, Diretor de Planejamento e Estratégia da British Airways, atualizará o público sobre o investimento de US$ 9 bilhões da companhia e seus compromissos com a sustentabilidade.
Já a JetSmart, terá o seu representante Victor Mejía, Diretor Comercial da JetSmart. Na pauta da apresentação a companhia detalhará a expansão da empresa no mercado colombiano, enfatizando especialmente a incorporação do destaque do momento, o Airbus A321XLR à frota.
Crescimento da Conectividade no Caribe
Nos últimos anos, Nassau & Paradise Island tem se destacado como um dos destinos mais conectados do Caribe. Em 2024, o Lynden Pindling International Airport (LPIA) registrou um total de 3 milhões de assentos em voos de partida, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
Segundo Joy Jibrilu, CEO do Nassau & Paradise Island Promotion Board, o evento elucida a expansão da conectividade aérea. Além disso, é uma maneira de atrair a atenção para a região, impulsionando a economia. A realização do evento nas Bahamas reforça a posição da região como um hub estratégico para o turismo e aviação no Caribe. Conforme destaca:
“Receber o Routes Americas em 2025 é uma oportunidade incrível para conectar nossa região a novas possibilidades de rotas e parcerias. Estamos entusiasmados em mostrar nossas praias deslumbrantes e cultura vibrante para os principais tomadores de decisão da indústria de aviação e turismo.”
Falando em conectividade, representantes do Brasil também participam do evento. Com objetivo em comum a GRU Airport e a Aeroportos Brasil Viracopos estão presentes no evento a fim buscar a expansão de rotas nos aeroportos de São Paulo e Campinas.
E não para por ai. No ano que vem, em 2026, o Brasil sediará a edição do Routes Americas, no Rio de Janeiro, consolidando a importância do país no setor aéreo da América Latina.
Participação do Brasil no Routes Americas 2025
GRU Airport: Expansão da Conectividade Internacional
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, participa do Routes Americas 2025 com mais de 20 encontros estratégicos agendados. O foco é a expansão de rotas e novas parcerias. Julia Orrico, gerente de negócios aéreos da GRU Airport, destacou a importância do evento para consolidar Guarulhos como um hub estratégico:
“Nosso objetivo é tornar o aeroporto ainda mais relevante para o Brasil e a América Latina, desenvolvendo novas rotas, serviços e infraestrutura. Estabelecer novas parcerias comerciais e antecipar as necessidades dos nossos clientes são passos fundamentais.”
Em 2024, o GRU Airport bateu um recorde ao registrar 43,6 milhões de passageiros e 23,3 mil pousos e decolagenspara para mais de 100 destinos nacionais e internacionais. Para apoiar esse crescimento, a concessionária anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e modernização do aeroporto. Algumas das principais novidades do último ano incluem:
- Retomada de rotas internacionais para Casablanca (Marrocos) e Munique (Alemanha).
- Novos destinos operados por grandes companhias:
- GOL: voos diretos para Aruba e San José (Costa Rica).
- Avianca: início da rota para Medellín (Colômbia).
- LATAM: nova conexão para Macapá (Amapá).
Viracopos: Novas Rotas e Incentivos para Companhias Aéreas
O Aeroporto Internacional de Viracopos (SP) também marca presença no evento, buscando atrair novas companhias aéreas e expandir suas operações internacionais. A concessionária apresentará um pacote especial de incentivos para atrair novas rotas.
Segundo Maria Fan, diretora Comercial de Viracopos, o evento é uma grande oportunidade para fortalecer a posição do aeroporto:
“Vamos nos reunir com algumas das principais companhias aéreas do mundo para apresentar propostas especiais de incentivos e mostrar o que já foi realizado em Viracopos. Temos planos ambiciosos de crescimento e estudos que nos colocam entre os melhores destinos da América Latina.”
Além disso, Viracopos participará do IATA AirportIS Forum, um evento paralelo à Routes Americas 2025, onde serão discutidas as melhores práticas para desenvolvimento de rotas e o uso da inteligência de tráfego de passageiros.
Em 2024, Viracopos movimentou 12,4 milhões de passageiros e se consolidou como um dos principais aeroportos de cargas do Brasil, sendo responsável por 1/3 de toda a carga aérea importada no país.
Fique Ligado!
A participação do Brasil no Routes Americas 2025 reforça a importância do país no cenário global da aviação. O evento é uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de novas rotas, investimentos e parcerias comerciais, beneficiando tanto o turismo quanto o setor de cargas.
Com GRU Airport e Viracopos ativamente buscando novas oportunidades de expansão, a tendência é que o Brasil continue ampliando sua conectividade aérea. Assim, o país cada vez mais busca fortalecer sua posição como um dos principais hubs da América Latina.
Acompanhe as novidades e negociações do evento conosco!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.