A prefeitura de Roma anunciou que a visitação próxima à Fontana di Trevi passará a ter uma taxa de 2 euros. Além da famosa fonte, outros seis museus e monumentos da cidade perderão a gratuidade para turistas. A medida visa controlar o fluxo de cerca de 9 milhões de visitantes anuais, mantendo o acesso livre e gratuito apenas entre 22h e 9h.
Na última sexta-feira, o prefeito da cidade de Roma, Roberto Gualtieri, anunciou que os turistas que quiserem ver de perto a famosa Fontana di Trevi, terão que pagar uma taxa no valor de 2 euros (R$ 13 na cotação atual).
Além disso, alguns outros museus e monumentos também devem entrar nessa leva de ingressos. “A partir de 1º de fevereiro, será instituído um bilhete pago para seis monumentos e museus que hoje são gratuitos: Fontana di Trevi, Villa di Massenzio, Museu Napoleônico, Museu Carlo Barracco, Museu Carlo Pilotti e Museu Pietro Canonica”, disse Gualtieri em uma coletiva de imprensa.
Horário gratuito
A nova taxa, que já está em vigor, não contempla o acesso à praça onde está localizada a Fontana di Trevi, que continua liberado para o público. Mas, quem quiser se aproximar e fazer aquela foto básica, terá que pagar pelo acesso. A menos que essa visita ocorra entre 22h e 9h, horário em que estará liberada para visitação totalmente gratuita.
Ainda segundo a prefeitura, somente moradores da região metropolitana de Roma estarão isentos da taxa. A hipótese da cobrança de taxa para turistas não é nova, já que os boatos já eram compartilhados há algum tempo e a proposta seguia em análise pelas autoridades locais.
Em 2024, a cidade italiana já havia limitado o número de turistas a 400 pessoas por vez, o que permitiu à prefeitura estimar o número de visitantes em cerca de 9 milhões de pessoas por ano, com picos de até 70 mil por dia!
Monumento imortalizado
A Fontana di Trevi foi concluída em 1762 como obra do barroco tardio, ilustrando o tema da “domesticação” das águas com tritões guiando a carruagem de conchas do deus Oceano. A tradição diz que visitantes que jogarem uma moeda na fonte podem realizar seus desejos ou até garantir uma viagem de volta à Roma – o que se tornou uma grande atração e ao mesmo tempo um problema ambiental para a cidade.
No entanto, a fonte também é lembrada por ser uma das cenas mais famosas do cinema mundial, quando no filme “La Dolce Vita”, de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água da fonte chamando seu colega, Marcello Mastroianni, para se juntar à ela.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





