A Fontana di Trevi, uma das atrações mais icônicas de Roma, poderá ter acesso controlado devido ao aumento de turistas, especialmente com a proximidade do Jubileu de 2025. O governo estuda implementar um sistema de agendamento e limitar o número de visitantes para preservar o espaço, que se encontra saturado pelo fenômeno do overtourism.
Concluída no ano de 1762, a Fontana di Trevi é simplesmente uma obra-prima do barroco tardio. Nela encontramos estátuas de tritões guiando a carruagem de conchas do deus Oceano, que ilustra o tema da domesticação das águas.
O que está sendo estudado pelo governo local é uma medida que exigirá um agendamento prévio, com horários pré-determinados e fixos, além de um número limitado de turistas autorizados a acessar a área ao seu redor.
Se a atração já recebe diariamente inúmeros visitantes, o governo italiano prevê um aumento ainda maior neste próximo ano. Isto porque Roma será a sede do Jubileu de 2025, que promete ser um evento super movimentado e que durará o ano inteiro. A previsão é de que a cidade receba 32 milhões de turistas, além de peregrinos vindos de todas as partes do mundo! É muita gente!
Em entrevista ao jornal Il Messaggero, o conselheiro de turismo de Roma, Alessandro Onorato explicou um pouco mais sobre a possível medida:
Para os romanos, estamos pensando em torná-la gratuita, enquanto os não residentes seriam solicitados a fazer uma contribuição simbólica, de um ou dois euros.
Um dia antes desta entrevista, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, fez referência às medidas para reduzir o número de turistas como sendo “uma possibilidade muito concreta”. Ele explicou aos jornalistas presentes que a situação na Fontana di Trevi está se tornando tecnicamente muito difícil de administrar.
Não é somente Roma que tem sofrido com o número altíssimo de turistas, fenômeno conhecido como overtourism. Já publicamos alguns artigos sobre o tema como, por exemplo, as medidas adotadas pelo governo de Veneza no sentido de frear as visitas. A Grécia é outro exemplo de país que tem procurado formas de administrar a imensa quantidade de turistas que chegam, partcularmentel, a suas ilhas, destacando-se Santorini.
Barcelona também tem recebido diversos protestos dos residentes em relação ao turismo em massa, especialmente quanto à locação de imóveis para curta temporada.
No caso da Fontava di Trevi, há toda uma tradição que envolve este lugar! Diz a lenda que quem jogar uma moeda em suas águas, com certeza voltará à cidade. Já quem joga duas moedas, encontrará o amor! Mas se você for mais ousado e jogar três moedas, se casará com a pessoa que conheceu na viagem! Mas atenção: pra que isso aconteça, você precisa jogar as moedas de costas e por cima do ombro! Caso contrário, nada feito!
Toda esta magia em torno da Fontana di Trevi ganhou ainda mais popularidade depois do filme A Fonte dos Desejos, lançado em 1954. Sem falar na famosa cena do filme La Dolce Vita de Frederico Fellini em que Anita Ekberg entra na fonte e convida seu colega, ninguém menos do que Marcello Mastroianni, a se juntar a ela.
Lenda ou realidade, fato é que o lugar é belíssimo e a tentativa de solucionar a equação Tamanho do local versus Número excessivo de visitantes, está cada vez mais difícil de acontecer!
Com informações da Infomoney
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.