O Rio de Janeiro quer valorizar a área portuária da cidade e, para isso, a prefeitura da cidade está planejando criar orlas flutuantes, similares a que existem em Nova York, nos Estados Unidos.
O “Parque do Porto”, ou ainda “Parque Porto Maravilha”, é um projeto já enviado pelo prefeito Eduardo Paes ao Governo Federal, com o objetivo de consolidar a revitalização da região com o mar. Além das orlas flutuantes temáticas, haverá a construção de um novo píer para atração de cruzeiros e marina pública.
Nova Orla para a Cidade Maravilhosa
Se aprovado, a capital carioca terá um conjunto de aéreas verdes flutuantes para piqueniques, além de hortas comunitárias, quadras, ciclovia, museu ao ar livre, plantio de árvores, espaço para eventos e uma via suspensa para pedestres e bicicletas.
“A gente quer fazer um parque absolutamente inovador, trabalhar com a questão da sustentabilidade, de como podemos adaptar (o parque) inclusive às questões de elevação do mar. Por isso falamos em parque flutuante. A ideia é ganhar um espaço público urbano de enorme qualidade”, explicou Eduardo Paes durante coletiva em evento.
Projeto Terá Duas Etapas
A proposta inclui o trecho da orla que se estende do Píer Mauá até a frente do Armazém 18, mas será dividido em duas etapas. A primeira é a do píer ao galpão 8 que terá pouco mais de um quilômetro e que será discutida em conjunto com técnicos do munícipio e da PortosRio, autoridade portuária do estado.
A expectativa é que esta primeira parte esteja pronta para ser licitado ao final deste ano.
Inspiração em Nova York
Apesar do prefeito Eduardo Paes ter afirmado que a ideia começou a surgir após o Parque do Flamengo, as orlas flutuantes tiveram inspiração nos modelos adotados pela cidade de New York, nos EUA.
Em 2021, locais semelhantes foram inaugurados ao redor do Rio Hudson, que ficou conhecido como projeto “Little Island”, ligado à ilha de Manhattan por duas passarelas, com bosques, anfiteatros, gramados e diversas atrações que o tornaram ponto turístico na cidade.
Com informações do O Globo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.