A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar a 82ª edição da Annual General Meeting (AGM) da IATA, a Associação Internacional de Transporte Aéreo. O evento acontecerá em junho de 2026 e será organizado pelo Grupo LATAM Airlines, que será anfitrião da conferência pela primeira vez em sua história.
Evento Reunirá Líderes da Aviação Mundial
A AGM da IATA é considerada o evento mais relevante da aviação comercial no mundo. Em sua próxima edição, são esperados cerca de 1.700 participantes, incluindo executivos das principais companhias aéreas globais, representantes de governos, fabricantes de aeronaves e outros atores estratégicos do setor. Na pauta, estarão os principais desafios e oportunidades da indústria aérea, além da definição de diretrizes para o futuro do setor.
A reunião será realizada de 6 a 8 de junho de 2026 na capital fluminense.
Brasil Volta a Sediar Reunião Após 27 Anos
O Brasil sediará a Annual General Meeting da IATA pela terceira vez: a primeira ocorreu em 1947, na cidade de Petrópolis (RJ), e a segunda em 1999, também no Rio de Janeiro. Segundo a IATA, a escolha marca o retorno do evento à América do Sul após mais de duas décadas, e reflete o papel crescente da região na aviação internacional.
Willie Walsh, diretor-geral da IATA, afirmou que a reunião será uma oportunidade para revisitar os avanços da aviação na região, que sediou grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos nas últimas décadas.
“A AGM destacará o grande potencial da aviação para se tornar uma força estratégica ainda mais poderosa que impulsione a prosperidade”, declarou.
Expansão do Setor na América Latina e Caribe
Dados da IATA indicam que, entre 2015 e 2025, a América Latina e o Caribe registraram um crescimento de 10,8% no número de rotas disponíveis para passageiros e um aumento de 28,9% na capacidade de assentos oferecidos. A frequência de voos cresceu 5,1% no mesmo período.
Hoje, o setor aéreo gera cerca de US$ 240 bilhões no PIB da região e é responsável por 8,3 milhões de empregos. Em 2024, foram registrados mais de 481 milhões de passageiros-quilômetro (RPK) na América Latina e Caribe, colocando a aviação como um vetor importante para o desenvolvimento econômico e social.
“Após mais de 20 anos, a indústria aérea poderá se reunir novamente na América do Sul, o que reflete a crescente importância da região e a grande contribuição da aviação como motor de crescimento econômico, conectividade social e desenvolvimento sustentável. Estamos extremamente orgulhosos e gratos pelo grupo LATAM ter sido escolhido como anfitrião da AGM 2026, no Brasil – a maior economia da América Latina e principal mercado do grupo LATAM”, declarou Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.
Sobre a AGM da IATA
A IATA realiza a AGM desde 1945. A primeira edição foi sediada em Montreal e reuniu 57 membros de 31 países. Hoje, a organização representa aproximadamente 350 companhias aéreas em todo o mundo, que juntas respondem por 83% do tráfego aéreo global.
O evento já passou por cidades como Londres, Paris, Singapura, Abu Dhabi, Sydney, Madri e Johanesburgo, com o objetivo de refletir o caráter internacional da aviação e promover o intercâmbio de ideias entre diferentes regiões do planeta.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





